Confúcio Moura defende a realização de amplo – e isento – debate sobre o Ensino Médio

Confúcio Moura defende a realização de amplo – e isento – debate sobre o Ensino Médio

Para o parlamentar, qualquer ajuste a ser incorporado deve priorizar a natureza profissionalizante do Ciclo, de modo a garantir ao jovem o espaço no mercado de trabalho e a possibilidade de continuidade dos estudos

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu, durante a reunião da Comissão de Educação na última terça-feira, (04), a realização de um amplo debate – e sem ideologia – sobre o atual ensino médio. Segundo ele, o curriculum precisa de ajustes e, em sua visão, a oferta de cursos profissionalizantes neste ciclo educacional é essencial.

Para o senador, é necessário concluir esse debate. “Se esse novo ensino médio, que é de 2016, 2017, precisa ou não de ajuste, que o façamos logo. Eu acho que precisa mesmo. Seja como for, há uma necessidade deste chamamento, da incorporação dos cursos profissionalizantes na agenda dos jovens”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, ainda não foi colocado em prática o ensino médio para ver as suas dificuldades. “Então, teria que operacionalizar o que está aprovado e ir ajustando o modelo no transcorrer da realização para que, de fato, possamos realmente empreender um ensino médio misto, contemplando tanto a área pedagógica, formativa, como na área profissional, que é o que todos nós desejamos. Esta combinação resultará na formação integral do ser humano”, explicou o senador

Confúcio Moura questionou a possibilidade da extinção do ensino médio no Brasil. “Como é que vai cancelar, eliminar um modelo que foi suficientemente debatido por muita gente, com a sociedade civil? Nós temos que operar o novo ensino médio e não suspendê-lo. Perderemos um ano¿ Será um dano incalculável. Assim como Pernambuco tem feito lá, a duras penas, com a experiência própria, 60% das escolas de ensino médio no modelo integral e também profissionalizante. Então, nós temos que copiar o que está dando certo no Brasil, em vez de deletar, de uma vez por todas, numa canetada, um modelo que nem experimentado foi”, lembrou .

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.