Confúcio Moura afirma em evento de catadores de recicláveis que eles são agentes ambientais importantíssimos ao País

Confúcio Moura afirma em evento de catadores de recicláveis que eles são agentes ambientais importantíssimos ao País

O Movimento Nacional de Catadores Recicláveis há cerca de 22 anos vem organizando catadoras e catadores de materiais recicláveis para valorização da categoria

Nesta sexta-feira (22), durante o 20º Natal dos Catadores de Materiais Recicláveis, evento realizado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, com a presença do presidente Lula, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse que o seu mandato no Congresso Nacional tem sido aliado inegociável desses profissionais que transformam o lixo em utilidades e são agentes ambientais fundamentais para a sociedade brasileira.

O senador afirmou que a categoria dos catadores de materiais recicláveis precisa de apoio e elogiou o evento. “Acho fundamental esse encontro. Primeiro, pra dar uma injeção de coragem a todos os catadores do Brasil, dizer que nenhum deles está sozinho.  A grande rede de solidariedade existente entre eles os tiram da invisibilidade e promovem a importância desse trabalho extraordinário que é a coleta de materiais recicláveis nas cidades. É um trabalho fenomenal, extraordinário mesmo. Todos os municípios e estados brasileiros devem apoiar”, explicou.

O Presidente Lula falou da importância do trabalho dos catadores e catadoras do Brasil e reforçou o pedido de atenção aos seus ministros à categoria de catadores recicláveis e disse que 2023 foi o ano de recuperar o país. “Este ano foi pra gente arar a terra, ajeitar a terra, colocar a semente, e agora nós temos que ficar jogando água, porque daqui a pouco, tudo que a gente sonha, vai brotar. O que eu quero é que vocês deixem de ser invisíveis” discursou o Presidente.

O evento em Brasília é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e contou com a presença de 43 catadores do estado de Rondônia. Desde 2009 é realizado com uma programação que envolve especialistas em resíduos, Governos Federal e Estaduais, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições de apoio, com o objetivo de discutir políticas eficiente na coleta e reciclagem dos resíduos sólidos, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da rede de cooperativas para melhorar as condições de trabalho e renda para os catadores e catadoras.

Em tempo

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) mostrou o perfil dos catadores de material reciclável e apontou que existem mais de 380 mil destes profissionais no Brasil e, em média, eles ganham pouco mais de um salário mínimo. De acordo com os estudos, a Região Sudeste concentra 41% dos trabalhadores. A pesquisa ainda aponta que os negros representam 66% dos catadores no país.

Por outro lado, é a categoria com maior propensão ao cooperativismo e ao associativismo, formas de organização que multiplicam as chances de melhorar a renda e ganhar em escala. No entanto, o ganho mais significativo do modelo organizacional adotados pelos trabalhadores com materiais recicláveis é a rede de solidariedade existente entre eles.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.