Agenda em Cerejeiras, Colorado e Cabixi (Sábado, 25 de janeiro de 2020)

Agenda em Cerejeiras, Colorado e Cabixi (Sábado, 25 de janeiro de 2020)

Encerramos hoje, no fim da tarde, a jornada que nós chamamos de PÉ NA ESTRADA.  Nossa primeira agenda do dia foi uma entrevista na rádio Líder FM, em Cerejeiras. Depois, seguimos para a casa do Cleber Calixto. A reunião encheu a sala, a cozinha, a casa toda. E ainda ficou muita gente do lado de fora. Uma demonstração da liderança do Cleber Calixto, que se coloca à disposição de Cerejeiras mais uma vez.  Ele Já foi prefeito duas vezes da cidade, e está firme novamente com muitos partidos aliados na sua pré-candidatura.

Antes, tivemos com a prefeita lizete March, na emissora de rádio. Ela, como sempre, muito delicada, recebeu a gente muito bem. É uma pessoa meiga, agradável que eu gosto muito.

Terminado a reunião na Casa do Cleber, seguimos para o Parque de Exposição, na cidade de Colorado do Oeste. Em um galpão, fizemos a reunião. Começou com pouca gente, até achei que não ia dar ninguém, depois lotou. Tiveram até que levar mais cadeiras. O Ênio Milani, que é o presidente do partido, abriu a reunião. Falaram os deputados estaduais Jean de oliveira e Ezequiel Neiva, o deputado federal Lúcio Mosquini e eu. Depois, foi servido um almoço, uma churrascada com mandioca e tudo mais. Encerrado essa parte, fomos fazer umas gravações na rádio local.

De lá, partimos para Cabixi, onde tivemos uma reunião extremamente interessante, com uma pauta diferente.  Foi uma roda de conversa interagindo com a plateia, na Câmara de Vereadores. Tudo transmitido ao vivo para população, pela  rádio Cultura (rádio comunitária). Lá estava presente um empresário de Vilhena, mas que estava trabalhando naquela região de Vila Bela da Santíssima Trindade (Oeste de Mato Grosso). Ali é uma região que abrange Comodoro, Pontes e Lacerda e o Vale do Guaporé, onde está entrando a soja. Já existe mais de 60 mil de hectares de soja plantada.  Foi feita uma estrada de integração que os produtores rurais ajudaram a construir. O Silvênio, prefeito de Cabixi, entrou com as máquinas também.  Hoje, o pessoal transita livremente cerca de 200 KM, passando por Cabixi com destino a Porto Velho com a soja e o milho produzido naquela região.

O Paulo que é um produtor daquela região, muito bem preparado, fez um discurso futurista, mostrando que Cabixi vai ganhar muito com essa estrada, com essa rodovia federalizada, e, que poderá ser uma cidade muito rica e importante, oferecendo serviços para todos os produtores, desde Cabixi, no Cone Sul, e de Mato Grosso. Ele falou para Cabixi se preparar. Fez até uma advertência forte  aos comerciantes locais: “quem dormir de botina vai ficar para trás”.

O seu Valdir, do Portal Óleo, de Vilhena, que tem também plantio naquela região, estava lá com a família. Foi uma interação maravilhosa entre o prefeito, os deputados Ezequiel Neiva e o Lúcio Mosquini. Não houve discurso. Até o cerimonialista, que era presidente da Câmara Municipal, logo largou de mão, porque o microfone ficava passando de mão em mão, e ele perdeu o controle.

Entrou também o tema da área de livre comércio de Cabixi, que é um assunto extremamente polêmico, fora de moda nesse momento. É uma iniciativa do senador Acir Gurgacz , que eu devo pegar para relatar, mas antes, tenho que conversar  com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Se ele tiver com a opinião contrária, eu devolvo o projeto e não irei relatar.  Terminamos essa reunião por volta das quatro da tarde. Pegamos o avião e fomos para Jaru. De lá, viemos de carro para Ariquemes.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.