Com o apoio do senador Confúcio, cobram livros didáticos atrasados e melhoria no ensino do município
O prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro, e a secretária da Educação, Rute Carvalho, estiveram em Brasília nos dias 16 e 17. Acompanhados de técnicos do gabinete do senador Confúcio Moura (MDB/RO), despacharam e fizeram pleitos para o município no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Ministério da Educação (MEC).
O principal despacho foi a cobrança do material didático dos alunos do 4 º ano do ensino fundamental do munícipio, que em virtude do atraso, trabalham com publicações antigas. “Rute e Moisés vieram atrás dos livros, que fazem muita falta, e acompanham também outros projetos. Estiverem cedo no FNDE, foi tudo bem encaminhado, e a tarde conversamos sobre algumas iniciativas para cidade. São projetos que escolhemos para Itapuã, como referência na área de educação e tecnologia”, declara Confúcio.
Durante a reunião, acompanhados da coordenadora geral dos Programas do Livro, Nadja Cezar, e da coordenadora de apoio às Redes de Ensino, Karina Aguiar, verificaram que o atraso foi devido os dados equivocadamente levantados pelo Censo, que não registrou estudantes matriculados no respectivo ano. “Isso não é bom para os alunos, tendo em vista que há algumas mudanças, principalmente agora com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os novos livros estão adequados à nova proposta”, reclama a secretária de Educação, que recebeu a promessa da entrega do material entre 30 e 40 dias. Por oportuno, também conversaram sobre as obras paralisadas e a prestação de contas do governo, que disponibilizou recursos para o município.
O segundo despacho ocorreu no MEC, na Secretaria de Educação Básica, onde trataram de assuntos referentes aos programas “Mais Educação” e “Mais Alfabetização”, dois distintos projetos, mas com o mesmo objetivo: a melhoria da qualidade do ensino. “Foi uma agenda positiva. Agora é só aguardar a consolidação das propostas. Agradecemos o apoio do senador”, finaliza o prefeito.
Em tempo
Moisés Cavalheiro e Rute Carvalho tiveram uma extensa agenda em Brasília. Na quarta-feira (17), em reunião com o gabinete do senador Confúcio, fecharam mais detalhes sobre a transformação de Itapuã do Oeste numa cidade digital.
“Vamos colocar no papel nossos compromissos com o município, para que seja uma cidade inteligente. O prefeito vai criar a logomarca de Itapuã, e nós realizaremos uma série de atividades nas áreas de educação e tecnologia, melhorando as escolas e creches – câmeras de segurança, laboratórios, ônibus e reforma das bibliotecas –, e colocando internet para todos. Nos órgãos públicos tudo será digital. É um bom começo para uma cidade ser exemplo no Estado de Rondônia. Vamos investir maciço no município, porque ele é pequeno e será fácil de executar o projeto. Itapuã pode se transformar num “case” de sucesso, como cidade moderna na Amazônia”, afirma o parlamentar.
Leave a Reply