Mais Professor (federalização)

Mais Professor (federalização)

Assim como tem “O Mais Médico”, bem que poderia haver o “Mais Professor”. A ideia não é nova. É de autoria do ex-senador Cristovam Buarque, que falou sobre o tema por muitos anos. Como escreveu, ele também calculou o gasto desta medida tão importante.

Existem 5.570 municípios, o programa poderia iniciar com 700. E a cada ano aumentar entre 300 a 500. Seria um programa que poderia ser ajustado para 20 anos. Poderá ser uma parceria entre a União e municípios, para ajustarem as necessidades de cada um. Bem que poderia iniciar pelos municípios que tenham menores índices de avaliação, assim, como os mais distantes e isolados.

Vamos imaginar que este projeto tenha o mesmo parâmetro dos médicos – em torno de 15 mil reais por mês. Este assunto, eu levei a equipe econômica do Governo, em recente audiência, que viesse como um contrapeso aos municípios e previsto no PPA (Plano Plurianual) e LOA (Lei Orçamentária para 2019).

E teria outro grandioso proveito, o de aproveitar os profissionais de todas as áreas para serem educadores. Desde que feito um breve curso de licenciatura. Este é um grandioso programa que não pode morrer. Ao lado de outras medidas incentivadoras da melhoria da qualidade da educação (rendimento do aluno, avaliação do professor, melhor cultura escolar, novas habilidades existenciais dos professores e alunos).