Ministro das Comunicações diz que a expansão da internet 5G vem acontecendo como planejado, mas necessita de mais investimentos

Ministro das Comunicações diz que a expansão da internet 5G vem acontecendo como planejado, mas necessita de mais investimentos

Segundo o ministro, universalizar o acesso à internet é um desafio que permanece, uma vez que a existem comunidades em lugares distantes e remotos

Em audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura (CI) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta terça-feira (23), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que vem trabalhando para que as operadoras antecipem e entreguem de forma mais rápida o 5G. Ao mesmo tempo, disse que trabalha para fazer avançar o 4G nas comunidades que não tem nenhuma cobertura. A audiência atendeu ao requerimento do senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Juscelino Filho afirmou que a expansão da internet 5G vem acontecendo como planejado, no entanto é uma tecnologia que necessita de muita infraestrutura e investimento.  Segundo ele, atualmente 92,36% dos moradores no país contam com a tecnologia 4G. A tecnologia 5G hoje atende apenas a 38,5% dos moradores do país, em 106 municípios, incluindo as capitais. No entanto, em algumas regiões isoladas a inclusão digital não aconteceu. Segundo o ministro, será um grande desafio fazer a inclusão chegar em todas as comunidades do país.

O senador Confúcio Moura, questionou Juscelino Filho como o Ministério vem se articulando com outras pastas, como o ministério da Educação e Ciência e Tecnologia para promover a formação e a capacitação de profissionais para o mercado. O ministro enfatizou que desde o início a sua pasta tem atuando de forma transversal. “A gente vem dialogando com todos os ministérios finalísticos – Educação, saúde, agricultura, desenvolvimento social, turismo – enfim, com as indústrias, para que a gente tome essa conectividade significativa e necessária”, respondeu o ministro.

Ainda respondendo ao senador Confúcio Moura, Juscelino Filho, enfatizou que o seu Ministério vai trabalhar para poder abastecer uma conectividade com a velocidade adequada aos equipamentos públicos para que cada área possa entregar os conteúdos correspondentes. “Que o MEC leve a educação, que o Ministério da Saúde leve a medicina, que o Ministério da Agricultura possa prover a produtividade.  Entendemos que no momento que levamos a inclusão digital para os brasileiros, estamos levando junto inclusão social, melhores serviços públicos, melhores oportunidades para que possam se inserir na nossa sociedade”, afirmou Juscelino.

Inclusão digital é prioridade para o governo federal

O Ministro enfatizou ainda que o presidente Lula tem determinado prioridade absoluta nessa pauta da conectividade e da inclusão digital. “Estamos empenhado em entregar resultados concretos para conectar 100% das escolas públicas do nosso país, todas as unidades de saúde e assim levar a inclusão digital para as pessoas”, concluiu o ministro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.