Insurgentes

Home / Poemas e Crônicas / Insurgentes
Insurgentes

Insurgentes, inconfidentes, insubordinados, desestabilizadores, inconformados, revoltosos, conspiradores, ousados, futuristas, são tantas palavras mais,  todas elas significarem a mesma coisa, gente inconformada com a situação, a que estão submetidos e cansados de padecimentos, de fazer sempre as mesmas coisas, resolvem juntar suas insatisfações, que estão latentes, que ficam ali silenciosas, até que um líder fale por todos e todos os sentimentos guardados, silenciosos, amargos brotem e fluam. O líder  assuma a dianteira de movimentos libertadores e construtores de novos sonhos.

As inconfidências  expressam das mais variadas formas, por movimentos de protestos, por lutas armadas, por guerras, por trabalho duro, por novas iniciativas que visem ao bem-estar de muitos ou de todos.

A força das ideias e ideais que  brotam como águas das pedras.Eu vi na cidade do México uma das maiores avenidas com o nome de INSURGENTES, que foi a forma que aquele povo teve para  homenagear todos os seus heróis que lutaram pela independência  mexicana.

Por aqui tivemos a Inconfidência Mineira, um grupo de  intelectuais, fazendeiros, comerciantes, garimpeiros, que inicialmente escondidos para  lutarem pela independência do Brasil. Foram delatados, presos, exilados e mortos, como foi Tiradentes. Mas, deixaram seus exemplos, para mais tarde acontecer a nossa independência definitiva.

Os inconformados existem em todos os lugares. Até mesmo em nossos lugares de trabalho. As microrevoluções de todos os dias, o engavetamento dos nossos projetos, a falta de vontade de alguns, os puxões de tapetes. Em tudo dá para ser insurgente. Para para ousar e fazer as coisas diferentes, com força, com energia, com ânimo e fé. Dá para economizar tempo. Dá para encurtar etapas. Dá para fazer melhor.

Os insurgentes maiores ou menores estão por todos os lugares. E sempre houve inconfidentes, inconformados, diferentes, que nestes movimentos tem surgido muitas lideranças heroicas e outras anônimas importantíssimas. O homem, por natureza, é assim mesmo, desde a sua origem, em tribos, em nações, em cidades, primitivo e contemporâneo, rude ou letrado, por pouco ou por nada, por vaidade, poder ou glória, por mercados, rotas e comércio, sempre procurou dominar, escravizar, ganhar. Mesmo hoje, vendo as guerras que estão aí, em nossas vidas, podemos ver que a INSURGÊNCIA é mais atual do que nunca.

Por tudo isto é que existem os insurgentes, revoltosos e inconformados. Ainda bem que eles existem.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.