Em audiência com ministro dos Portos e Aeroportos, Confúcio Moura pede mais investimentos na aviação regional da Amazônia

Em audiência com ministro dos Portos e Aeroportos, Confúcio Moura pede mais investimentos na aviação regional da Amazônia

O parlamentar também ressaltou ser estratégico a dragagem permanente do Rio Madeira e utilização mais efetiva dos aeroportos nos municípios polos

O presidente da Comissão de infraestrutura e Serviços do Senado Federal, Confúcio Moura (MDB-RO), defendeu nessa quarta-feira (19), durante audiência pública com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, investimentos na aviação regional, considerada, segundo ele, fundamental para regiões como a amazônica. O parlamentar pediu a atenção especial do ministro sobre o assunto.

O senador Confúcio Moura também sugeriu ao ministro Márcio França a dragagem permanente do rio Madeira e destacou a importância do modal hidroviário para a região. Segundo ele, as hidrovias barateiam muito o custo do transporte e ainda ajuda promover a competitividade brasileira. Para ele, a hidrovia do Madeira é extremamente importante não só para a região Norte, mas para o país. “Ministro, é estratégico essa questão das dragagens dos rios, porque barateia muito e permite o fluxo contínuo de mercadorias, mesmo em épocas de seca”, disse o parlamentar.

Confúcio Moura lembrou que quando foi governador o grande dilema ocorria nos meses de setembro e outubro quando os bancos de areia impediam a navegação no rio Madeira. Nesse período não chegava combustível nem ao estado do Acre nem à cidade de Porto Velho. Ele explicou que a região ficava desabastecida, ou então teria que ir o petróleo de São Paulo ou de outros postos de distribuição do país. “Eu vinha a Brasília muitas vezes pedir para dragar o Rio, porque os bancos de areia impediam a navegação das balsas altamente importantes no escoamento da soja de Mato Grosso, Rondônia e do Sul do Amazonas. Então, eu creio que a dragagem permanente por concessão seja a solução”, sugeriu.

Voos Regionais

Confúcio Moura disse ainda ao ministro que os voos regionais na região da Amazônica são extremamente importantes devido as distâncias e a escassez de vias de acesso. “Em Ariquemes, cidade onde eu resido, tem um aeroporto de 1800 metros de pista, com grande movimento, está numa região polo e a gente luta há muito tempo para transformá-lo num aeroporto que possa atender voos regionais ou até voos menores. Tem demanda para isso. Há levantamento da Associação Comercial que é possível. Então, ressalto a importância da viação regional da Amazônia, principalmente nas cidades polos”,

Após a audiência pública, o senador elogiou a exposição do ministro que apresentou o panorama do setor e as perspectivas do novo governo. Além disso, tratou de temas como a concorrência da aviação civil, com a possibilidade de empresas estrangeiras participar, a prática de preços fora das temporadas bem mais acessível aos mais pobres, excluídos do transporte aéreo em função dos altos preços das passagens.

Eu creio que a audiência surtiu o efeito desejado. O ministro não deixou nenhuma pergunta sem repostas e eu tenho certeza que que todos ficaram satisfeitos pela expectativa do que venha a ser os portos e os aeroportos para o crescimento nacional e também para o livre trânsito das pessoas, não só aqueles das camadas mais ricas, mas também os mais pobres, que precisa ter acesso transporte aéreo”, afirmou Confúcio Moura.

A solicitação da audiência conjunta das Comissões de Infraestrutura e serviços (CI) e do Desenvolvimento Regional (CDR) foi feita pelos senadores Confúcio Moura e Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da CDR.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.