DOMINGUEIRAS 19 (abril de 2015)

Home / Blog do Confúcio / DOMINGUEIRAS 19 (abril de 2015)
  1. Dia 20 de abril, amanhã, DIA DO ÍNDIO – minhas homenagens a todas as etnias de Rondônia. Salve o Índio. Quem ainda não assistiu ao filme XINGU poderia assisti-lo até amanhindiosã. Uma homenagem aos Irmãos Vilas Boas indigenistas dedicados a salvação dos índios brasileiros. 
  2. Eu subia de “voadeira” o Rio Pacaás Novos, vinha descendo duas canoas enormes cheias dos índios daquela região. Canoas superlotadas, homens, mulheres, crianças. Traziam sacos de mantimentos para feira de Guajará-Mirim. E desciam mansamente o rio. Tão carregadas as canoas ela tinham por fora pouco de madeira, ainda bem que o rio era de paz e sem turbulências.
  3. Rondônia é único Estado da federação que já fez um concurso para professores indígenas, índio dar aula para o índio nos dois idiomas. Darci Ribeiro além de tudo era antrópologo e viveu muitos anos dentro de aldeias. Quem puder leia o livro dele O POVO BRASILEIRO. Darci amava os índios. darci
  4. Elivanda Aikanã – é uma índia da região de Pimenta Bueno, é um professora estadual.  Coloquei a imagem dela no facebook e foi um destaque extraordinário.india
  5. Temos alguns índios trabalhando no Governo. Tem a Coordenação dos povos índigenas na Sedam. Mas, precisa de mais. Abrir mais espaços  nas faculdades e universidades. Formar mais técnicos indígenas para voltarem mais tarde para as aldeias. Ajudarem a todos a criarem peixes e outros animais. Porque pensando bem, e justiça seja feita, os índios foram os verdadeiros descobridores do Brasil. Pedro Alvares Cindios2abral apenas registrou o Brasil no Cartório, pela esperteza. Mas, quem chegou primeiro aqui foram os índios. 
  6. Um Sonho – de Gilberto Gil linda música. Ele fala de  economia e desenvolvimento economico e esquece o índio. Ele termina falando – Viva o Indio do Xingu. 
  7. Não adianta ter preconceito, meu amigo, não adianta. Porque se fizermos um exame do seu mapa genético, com certeza, dentro de você, terá  um rica composição indígena. Nós todos somos índios.  Uns mais, outros menos. 
  8. A nossa sociedade, hoje, não respeita o índio. Quer vê-lo favelado.  Mendigando nas ruas. Embriago. Morto de fome. A nossa sociedade é má. E não tem o mínimo de consideração pelo valor do índio na formação do nosso povo brasileiro. Que foi sempre tratado com escravo. Preguiçoso, indolente. Sempre levou tiros e foi escorraçado de suas terras para lugar às fazendas. E roubar-lhes a madeira. Os nossos índios sobreviventes de todas as maldições da nossa história.
  9. A grande região de Guajará-Mirim tem a maior população de índios do nosso Estado. Em Extrema misturam os índios de terras rondonienses e outra parte, a maior, do Estado do Amazonas. São os Caxararis. Inúmeras malocas  nas divisas dos Estados. Com assistência técnica estes índios poderiam sair da pobreza extrema e produzirem comidas (castanhas e todo o seu vasto conhecimento gastronômico para o mundo conhecer e degustar)apoenalivro
  10. Minha homenagem sincera ao amigo indigenista – APOENA MEIRELES, responsável pela demarcação das terras dos índios Uru Eu Wau Wau quase dois milhões de hectares. A maior reserva do Estado de Rondônia. Que abrange de São Miguel do Guaporé, Mirantapoena2e da Serra, Governador Jorge Teixeira (Colina Verde), Monte Negro e até Campo Novo de apoena4Rondônia.
  11. Conheci Apoena  ainda jovem correndo por estas bandas. Era um devoto e revolucionário. No meu livro A FLECHA, ele está lá, com outro nome, mas, fez todo tipo de jogo para garantir esta imensidão de terras para esta etnia. Foi assassinado, depois de aposentado pela FUNAI em Porto Velho. Onde tinha vindo passear. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.