EDUCAÇÃO BRASILEIRA – ARTE DA REINVENÇÃO

Home / Blog do Confúcio / EDUCAÇÃO BRASILEIRA – ARTE DA REINVENÇÃO

Olha gente, sem críticas. Nem culpados. Apenas, uma opinião, dentro de um oceano de tantas outras. Como melhorar a qualidade da educação no Brasil?

escolapessima

O nosso sistema é perverso. Nos países que levaram a sério a educação, foi como política de Estado. Governo a Governo seguiu a norma.  E foi subindo o nível de conhecimento. Aqui, no Brasil, o sistema  é amarrado. Tem uma causa perversa rondando as escolas de todo o país. Parece um sistema de vasos comunicantes. Parece uma conspiração. E foi ficando assim, raras as exceções, ainda bem. 

Seguir esta norma aloprada não levará a lugar nenhum. O que existe no papel não funcionou. Por que continuar seguindo?  Só acredito no chamado “dia de campo”. No que vejo funcionar bem.  A escola boa adotar a escola de baixo desempenho. O diretor bom irradiar-se para outras escolas. O professor mais antigo e experiente adotar o jovem professor. A academia para o professor jovem, como se faz na PM.  Porque a escola de pedagogia não ensina dar aula.

escolaboa

 E cada município criar seu rumo. O município que fizer bem o dever de casa e que tira nota boa no IDEB serve de base para outros. Quero ver município virar romaria da boa prática educacional. Quero peregrinos do saber andando pelas estradas, como romeiros desta fé. Quero Juazeiro da boa educação. Quero Aparecidas em nossas vidas. Quero Natividades, Trindades, Senhor do Bonfim – de esperança e concreto armado de bons exemplos salvadores: na educação.

 Na realidade o que proponho é a desobediência ao modelo atual. É a INSURGÊNCIA, e as escolas poderem criar modelos novos.

 Pra quê serve o modelo atual?

escolaruimn

O que nos mata é a desigualdade. Esta desigualdade é gritante nas escolas. E nos municípios. Tem escola com IDEB  abaixo de 2. Tem aluno que termina o 9º ano sem saber ler e nem escrever. No  ENEM mais de 500 mil alunos tiraram nota zero na redação. Ah! my God! Tende piedade de nós. 

Creio que teremos que avançar muito para voltar aos anos 60. Quando a escola pública era boa. Olha aí o paradoxo. Avançar para retornar a ser. Enfim, nós teremos que nos entender bem,  como base nesta nova ideologia – a boa educação para todos. Esta é a minha doutrina leiga. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.