Confúcio elogia a hospitalidade dos chineses e ressalta a importância dos acordos bilaterais pactuados

Confúcio elogia a hospitalidade dos chineses e ressalta a importância dos acordos bilaterais pactuados

“A grandeza da recepção chinesa aponta para um futuro grandioso e demonstra tudo de bom que poderá acontecer para o Brasil de agora para frente”

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, que participa da comitiva do presidente Lula à China, chegou ao grande Salão do Povo, em Pequim, às 16h30 no horário local (3h30 em Brasília) desta sexta (14). Após serem recebidos pelo líder chinês, XI Jinping, Confúcio Moura disse que ficou impressionado com o tratamento dado pelos chineses ao povo brasileiro.

Senador Confúcio Moura e o governador do Pará, Elder Barbalho.

De acordo com o parlamentar rondoniense, em todo o trajeto, desde a saída do aeroporto da capital chinesa até os locais dos eventos, o que se via pelas ruas eram bandeiras brasileiras tremulando ao lado da chinesa. “Muito importante e simbólico, até admirável é a demonstração do grande respeito do povo chinês ao Brasil”, enfatizou.

Confúcio Moura afirmou que, como o Brasil é um país que ainda tem muito a oferecer no comércio internacional, seja nas relações de importação ou de exportação, o governo chinês realmente louvou a Comitiva Brasileira.

O senador disse que os acordos serão detalhados mais adiante, mas as portas ficaram abertas para os empreendedores daqui e de lá. “Os semblantes dos representantes chineses, das autoridades chinesas foram de respeito e dizendo o seguinte: sejam bem-vindos. Isso foi o que mais me chamou a atenção em tudo isso. Definitivamente, a parceria Brasil-China vai ajudar aos dois países e ao mundo. Detalhar pontos disso, se vai vender carne, soja ou vender milho, construir estradas, instalar fábricas, se tornou secundário. Com a grandeza do evento e da agenda de pactuações, tudo de bom poderá acontecer no Brasil de agora para frente”, enfatizou.

Para Confúcio Moura, o destaque da cerimônia com o presidente da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo, onde foram assinados 15 acordos entre Brasil e China em áreas como comércio, tecnologia, comunicação, infraestrutura, indústria e outros, foi a receptividade. “Não houve discurso nem por parte do Lula e nem do presidente chinês. O que houve foi uma demonstração de solidariedade, um clima de imensa honra com a nossa presença. Toda comitiva brasileira foi convidada a um jantar de gala, que teve a Margareth Menezes, a nossa ministra da cultura, cantando Caetano Veloso como ponto alto. Todos ficaram emocionados”, disse.

No Salão do Povo ( Pequim) – Senador Confúcio Moura ladeado pelas deputadas federais Jandira Feghali (RJ) e Tábata Amaral (SP)

 

 

Acordos comerciais

Os termos comerciais assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, energias renováveis, indústria automotiva, agronegócio, linhas de crédito verde, tecnologia da informação, saúde, infraestrutura e intercâmbio de conteúdos de comunicação e a facilitação de comércio.

Foi tratado ainda de certificação eletrônica para produtos de origem animal e dos requisitos sanitários que devem ser seguidos por frigoríficos para exportação de carne do Brasil para a China.

Parceria consolidada

A China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009 e o volume comercializado entre os dois países no ano passado foi de US$ 150,4 bilhões. Relembrando que o Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para a China e que 60% da produção brasileira é vendida para o país asiático.

Retorno ao Brasil

A comitiva do presidente Lula deixa a China neste sábado (15). No retorno ao Brasil, o avião presidencial pousará em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita oficial.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.