Após intervenção do senador Confúcio Moura, ministro da Saúde manterá tratamento de saúde especial aos indígenas

Após intervenção do senador Confúcio Moura, ministro da Saúde manterá tratamento de saúde especial aos indígenas

Diversas lideranças indígenas procuraram os vereadores Joveci do Pacarana (PSDB) e Adão Salvatico (PRB), em Espigão do Oeste, para tentar impedir a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). De posse de várias reclamações e descontentamento das lideranças indígenas, os vereadores entregaram pessoalmente o clamor dos indígenas ao senador Confúcio Moura (MDB/RO).

Diante das reivindicações, Confúcio informou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que os índios rondonienses não aceitavam a municipalização da saúde, pois as cidades menores não conseguem atender as comunidades mais afastadas, além de aumentar as filas para toda população nas unidades mista de saúde. Após ouvir o relato por parte do senador sobre os grandes transtornos para saúde do índio e não-índios, o ministro optou por manter o órgão.

A Sesai é responsável pela execução da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, bem como a descentralização dos Distritos Especiais Indígenas (DSEIs), unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
Segundo o cacique Marcelo Cinta Larga, membro do Movimento Indígena do Brasil, os municípios não têm estrutura para atender às comunidades mais distante, pois o Estado de Rondônia abriga hoje mais de 14 etnias que, no passado, em virtude da municipalização da saúde, sofreram dificuldades com a forma discriminatória de tratamento.

Os vereadores Joveci do Pacarana e Adão Salvatico parabenizaram a atitude do senador que, com uma rápida interferência junto ao ministro, conseguiu manter uma política pública que beneficia não só os indígenas, mas a população em geral.

Leave a Reply

Your email address will not be published.