Encontro formativo capacita gestores e professores na implementação da Base Nacional Comum Curricular

Encontro formativo capacita gestores e professores na implementação da Base Nacional Comum Curricular

Evento promovido pelo Coordenadoria Regional de Educação visa a formação de multiplicadores

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rolim de Moura, sob gestão de Adriana Judite de Almeida, promoveu nos dias 10 e 11/04, o primeiro Encontro Formativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para gestores e professores por área de conhecimento da Rede Estadual dos municípios da regional Rolim de Moura e Alta Floresta. O evento atingiu o público-alvo de 200 participantes, que atuarão como multiplicadores em suas respectivas escolas.

A formação foi realizada pelos professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), coordenada pela Gerente de Formação e Mídia da Diretoria Geral de Educação (DGE), Silvânia Gregório Carlos, e supervisionada pelo administrador público Vinícius Macedo, responsável do Ministério da Educação, que acompanha implementação efetiva da BNCC 2020 no estado de Rondônia, tanto nas redes estaduais, públicas e privadas.

A carga horária da formação, no total de 30 horas, foi distribuída em 16h presenciais e outras 14h, que poderão ser divididas em metade presencial e metade a distância. O material do curso será disponibilizado na plataforma Google Sala de Aula, para apropriação dos documentos nas formações continuadas nas escolas e promoção de interatividade nos chats, com perguntas e respostas.

Para os próximos encontros, fica a expectativa da efetivação do regime de colaboração entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para viabilizar o atendimento dos professores das redes estaduais e municipais. O saldo do evento foi positivo, pois abriu oportunidade para aquisições de aprendizagem, debates e esclarecimento das dúvidas. Oportunamente, a equipe da DGE Educação Especial fez a formação aos professores da Sala de Recursos.

Participou também da atividade, a ex-diretora da Escola Estadual Padre Alexandre de Gusmão, Iran Sandra Marcelino, de Nova Brasilândia, primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado, com a nota de 8,1 nas séries iniciais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.