Agenda em Brasília, terça-feira (02/05)

Agenda em Brasília, terça-feira (02/05)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteve comigo nesta manhã de terça-feira (02/05). Tratamos da adequação de uma agenda. Ele é convidado de uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura para falar sobre internet 5G, universalização da internet com qualidade no Brasil e outros temas relativos ao seu ministério. Foi escolhido a data do dia 23 de maio. Ele concordou. O senador Werverton também participou da reunião.

Também fiz um pleito ao ministro para montarmos em Rondônia, com emenda ou recursos do próprio Ministério, um laboratório de consertos de computadores, aproveitamento de computadores já ultrapassados, em desuso, avariados, que seriam todos doados para esse centro. Depois de restaurados, seriam partilhados sob encomenda para escolas e outras instituições.  Vamos trabalhar este projeto para 2023 ou ano que vem na cidade de Porto Velho.

Participei nesta terça-feira (02) de audiência pública na Comissão de Educação com o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que apresentou planos e agenda estratégica do MEC para os próximos anos. O ministro ainda prestou esclarecimentos sobre o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio.

 

Tive hoje uma reunião com a senadora Leila Barros, Presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), para tratarmos da otimização dos trabalhos de três importantes comissões do Senado: a Comissão de Infraestrutura, a Comissão de Agricultura e a Comissão de Meio Ambiente. Há vários projetos importantes que tramitam nesses três colegiados e nós queremos fazer audiências públicas conjuntas para ganharmos tempo e os projetos serem analisados mais rapidamente. Temos, por exemplo, o projeto de licenciamento ambiental que está comigo, na Comissão de Infraestrutura, e com a Tereza Cristina, da Comissão da Agricultura. Como ele é muito importante, e sua tramitação tem caráter terminativo na comissão de Meio Ambiente, precisamos dela para darmos o prosseguimento final. A audiência conjunta das três seria uma solução acertada para seu encaminhamento célere no Senado.

Hidrogênio sustentável foi outro assunto tratado, além da regulação do mercado de carbono, da venda de carbono estocado no mercado voluntário, que abrange o que há de mais importante e valioso para a Amazônia. Esse assunto está sob a responsabilidade da senadora Leila, e nós estamos trabalhando para que ela faça o relatório consolidado o mais rápido possível. O resultado desse trabalho pode trazer algo extraordinário para Amazônia, pois ajudará na contenção do desmatamento, e as pessoas podem ter remuneração com a floresta em pé. Por fim, também tratamos da avaliação de políticas públicas de saneamento básico do Brasil, que é uma competência da Comissão de Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.