A votação a distância foi uma resposta rápida do Senado Federal, diante da pandemia do Coronavírus

A votação a distância foi uma resposta rápida do Senado Federal, diante da pandemia do Coronavírus

SENADOR CONFÚCIO MOURA (MDB/RO)
22ª Sessão Deliberativa (Remota) da 56ª Legislatura
20/03/2020

O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB – RO. Para discursar.) Todos os Líderes e os demais já falaram, mas o modelo interativo de votação, Sr. Presidente Anastasia, será continuado e será irreversível. Irreversível porque ninguém pode ser contra a modernidade tecnológica dos bancos. Ninguém! Ninguém pode ser contra o avanço tecnológico dos aplicativos que existem hoje no mundo. E o aplicativo feito rapidamente pelo Prodasen é um sucesso. Nesta sessão, logicamente é a primeira, a gente releva tudo, releva tudo. Inclusive o processo de votação, que deveria ser uma votação bem rápida – “sim”, “não”, “sim” “não” –, terminou com muitos comentários e demorou bastante. Estamos há mais de três horas nesta sessão. Mas é a primeira vez, a gente vai passando e vai dar tudo certo no futuro.

Esta sessão plenária interativa é muito importante, porque, dentro do Plenário do Senado, se a gente olha para cima, é uma campânula fechada. Ali dentro do Plenário do ar não se movimenta, então, se alguém estiver doente e espirrar, o vírus contamina todo mundo. Então, essa atitude de produzir as sessões desta maneira é realmente brilhante.

O Senador Izalci sempre defendeu a questão da inovação em todos os sentidos, no empresarial, etc. Agora estamos colocando o que o Senador Izalci postula dentro das sessões das plenárias, das Comissões e também das sessões especiais das Comissões provisórias, que têm prazos definidos. Tudo isso é maravilhoso! Já pensou na economia?

Vocês viram aí agora a seriedade da votação. Gente do Amapá votando, lá do Amazonas votando, gente de todo o País esparramada e votando presencialmente aqui na tela. Foi simplesmente um espetáculo esta sessão.

Eu quero também aqui fazer a minha homenagem sincera ao Ministério da Saúde na pessoa do Ministro Mandetta, sereno, brilhante, seguro, esclarecedor. É um homem sério que tem dado ao Governo um respaldo extraordinário. Muito Bom!

Eu quero também agradecer ao Senador Davi por ter autorizado este modelo e a V. Exa., Anastasia, por presidir esta primeira sessão. Isso é realmente… Isso vai ficar na história. Quero saudar e desejar sucesso! Que todo aqueles que estão contaminados, infestados por esse vírus se recuperem em casa mesmo, como estão fazendo todos os Senadores que estão doentes e que estão se recuperando em casa.

Assim, congratulo-me, coloco-me à disposição. Quero ajudar, quero ajudar e nas minhas relatorias das medidas provisórias, eu quero introduzir esse modelo, inclusive nas audiências públicas.

Era só isso. Muito obrigado.

O SR. ANTONIO ANASTASIA (PSD – MG) – Muito obrigado, Senador Confúcio.

Cumprimento-o V. Exa. e agradeço o cumprimento do horário, rigoroso, por V. Exa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.