Nova estrutura prevê Wi-Fi gratuito em 80 novos pontos e interligação de prédios públicos. A cidade está ficando cada vez mais inteligente.
Ariquemes dá um grande passo em direção à modernização e segurança com a entrega de um moderno Data Center pelo senador Confúcio Moura à Prefeitura Municipal. O ato foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10. Com a nova estrutura, a cidade não só melhora a conectividade entre os prédios públicos, mas também amplia o acesso da população à internet gratuita em locais estratégicos: Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e na UPA.
O Data Center expandirá a internet para mais 80 localidades, abrangendo avenidas, praças e parques, o que melhora 100% a interação das pessoas com os serviços públicos. Tudo isso foi possível graças ao Projeto Cidades Inteligentes viabilizado pelo apoio parlamentar do senador, em convênio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com a Prefeitura.
Os novos e modernos equipamentos entregues à prefeitura fazem parte do Projeto Cidades Inteligentes, cujos investimentos obtidos pelo senador ultrapassam R$ 22 milhões em emenda parlamentar. Apenas no Data Center foram investidos aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Durante a entrega, o diretor de tecnologia do município, Fábio Milani, explicou que até 2023, Ariquemes utilizava uma estrutura de conexão via antenas de rádio ainda do tempo em que Confúcio Moura era prefeito. No entanto, essa tecnologia já não atendia às atuais demandas atuais, operando no limite de sua capacidade. O antigo Data Center estava defasado, resultando em lentidão nos sistemas e impossibilidade de expansão dos serviços públicos.
O Projeto Cidades Inteligentes possibilitou a Ariquemes avançar em infraestrutura de novas tecnologias. Milani destacou os equipamentos sofisticados e de alta capacidade: roteadores, switches, servidores e firewalls. “Eles garantem a total operação dentro de modernos padrões do Data Center”, explicou Milani.
Segurança
Segundo ele, a interligação via fibra óptica dos prédios públicos e a disponibilização de Wi-Fi gratuito representam um salto significativo na conectividade da população. Além disso, a modernização do sistema de vigilância eletrônica de vias públicas está em andamento. A nova estrutura contará com 163 câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos e moderna central de monitoramento.
A central de monitoramento à disposição da Guarda Municipal e outras forças de segurança, compondo-se de 163 câmeras, 80 das quais com sinal de Wi-Fi; cada ponto cobrirá um raio de 400 metros.
“Com essas inovações, Ariquemes se posiciona cada vez mais como uma cidade inteligente, pronta para enfrentar os desafios do futuro e garantir a segurança e o bem-estar de sua população”, declarou a prefeita Carla Redano.
“Estamos construindo um futuro mais seguro e conectado para Ariquemes. Este projeto é um legado que permitirá à nossa cidade não apenas melhorar a segurança, mas também garantir acesso à informação e serviços de qualidade para todos os cidadãos”, ressaltou o senador Confúcio Moura.
Inadiável a modernização
Para o senador, investir em tecnologia é cada vez mais inadiável. “O projeto é audacioso, e os municípios de Rondônia não podem esperar mais para entrar na era tecnológica, pois a modernização significa organização, desenvolvimento social e econômico”, enfatizou.
Desde quando assumiu a viabilização do projeto, indicando recursos ao Orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, o senador visou a oferta de serviços públicos, cuja tecnologia de ponta “transforma a cidade em um verdadeiro polo de inovação.” “Isso, sem falar na segurança e na qualidade de vida para nós todos, cidadãos”, acrescentou.
Deixe seu comentário