Para o senador Confúcio Moura, o Programa tem o objetivo de aproximar o Parlamento da juventude brasileira, oferecendo uma vivência prática dos vencedores com a rotina da mais alta casa legislativa da República
Até o dia 05 de maio, os jovens de Rondônia que estejam cursando o ensino médio nas escolas públicas poderão se candidatar a ser o representante do estado no Programa Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal. Serão escolhidos 27 estudantes, um de cada estado da Federação, que passarão uma semana inteira acompanhando as atividades legislativas na mais alta Casa Parlamentar brasileira.
Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília, conforme informação da Agência Senado.
Para a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin, “o Programa Jovem Senador representa uma troca intensa entre a política feita no Senado Federal e a juventude brasileira, porque os jovens chegam aqui no Senado cheios de curiosidade, de expectativas, de perguntas. Trazem a visão de mundo que eles têm lá das cidades deles. Então, a gente entende a realidade da ponta, que é para quem a política trabalha”, explica Érica Ceolin.
O senador Confúcio Moura é um entusiasta do Programa. “No ano passado, fiz questão de receber o vencedor do estado de Rondônia em meu gabinete, o Guilherme, de Alta Floresta, e conversamos bastante sobre a realidade dele, lá na sua cidade, e a minha aqui, no senado. Essa é uma ação que todas as casas legislativas do Brasil deveriam promover. E vou além disso: o Executivo, nas três esferas, também deveria fazer algo parecido, não custa nada e acaba com alguns estigmas”, sugeriu o parlamentar.
Na visita ao Senado, os estudantes vencedores podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos.
Seleção
Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.
A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema deste ano é “Saúde mental nas escolas públicas”.
A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de Inscrição e folha de redação disponíveis no site www.senado.leg.br/jovemsenador.
Etapa Estadual
Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação.
Etapa Senado Federal
Após a escolha das três melhores redações pela secretaria estadual de educação, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.
Com Agência Senado
Leave a Reply