Rondônia – o sonho e o fato

Home / Conversa Aberta / Rondônia – o sonho e o fato
Rondônia – o sonho e o fato

É concentrar forças para o óbvio. O que está às vistas, que é grandioso e importante para o Estado. Destaco tres ações de que Rondônia necessitará para dar um salto de qualidade e riqueza. A regularização fundiária das posses existentes; A recuperação de áreas degradadas de pastagens; A implantação da INFOVIA em todo Estado, com Internet de alta velocidade  para todos.

Claro que há inúmeras outras ações indispensáveis e importantes, mas, estas devem ser tocadas, em grande parte por “sinais e alusões” de governo para que a iniciativa privada assuma e  incorpore-as, de tal forma,  que a soma das ações individuais,   farão extraordinária diferença.

Quem tocou Rondônia, com esta força fantástica, em apenas 40 anos?

Não há dúvida que foram os produtores rurais, os comerciantes, profissionais liberais, industriais e todos aqueles grandes ou pequenos que  tem segurando, no braço, o nosso querido  Estado, trouxe-o até aqui e muito bem.

Agora, as três jóias da coroa: regularização das posses, recuperação de áreas degradadas de pastagens e a infovia serão pano de fundo para que o crescimento e a prosperidade se assentem por aqui, definitivamente.

A regularização fundiária vindo pronta e sem burocracia, desde que o Governo Federal facilite as coisas, nunca cartada, trará a paz no campo e teremos as noventa mil (90 000) propriedades aptas para o crédito, negócios e valorização. Imaginem a grandeza desta ação!

Recuperação de áreas degradadas de pastagens – são milhares de hectares que estejão neste estágio improdutivo. Basta ver as capoeiras, os cupinzeiros tomando conta do espaço. As terras socadas, compactadas pelo casco do boi ao longo do tempo. A água bate nela e escorre, não penetra. Estas terras recuperadas, corrigidas com calcário e fertilizantes serão lavouras ricas ou pastagens nutritivas para gado  leiteiro ou produtor de carne.

A Infovia para todos – Estado inteiro, ninguém no mundo tem condição de calcular, a partir dela, o aumento do conhecimento, dos negócios, das comunicações entre as pessoas e da riqueza que ela gerará, além de melhores nos serviços para a atividade pública e privada. É implantar e deixar rolar a festa.

Aí estão colocadas as três bases onde deve se assentar um Estado sólido, que tenha marcos regulatórios facilitados e uma riqueza pronta para explodir ainda mais. Com elas implantadas a produto interno bruto de Rondônia dobrará ou triplicará em dez anos. Aqui está o trabalho que o governo deve perseguir.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.