Prioridade da qualidade da educação de jovens e adultos é defendida pelo senador Confúcio Moura na Comissão de Educação

Prioridade da qualidade da educação de jovens e adultos é defendida pelo senador Confúcio Moura na Comissão de Educação

O parlamentar propõe que a oferta de cursos do EJA seja associada à educação profissional

Atendendo solicitação do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) formalizou um requerimento propondo que a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à educação profissional seja uma política pública avaliada junto ao colegiado.

De acordo o senador, a baixa escolaridade da população brasileira adulta combinada com os altos índices de repetência e evasão escolar, retratam a necessidade de que o EJA, destinado aos jovens e adultos que não puderam concluir a educação básica na idade adequada, seja oferecido em articulação com a educação profissional.

“A combinação da escolaridade básica com uma formação profissional, que permita aos jovens e adultos melhorarem suas condições de inserção no mercado de trabalho, é parte fundamental do sucesso de qualquer estratégia voltada para o EJA”, explicou Confúcio Moura.

Para o senador, não é por acaso, que o acréscimo da oferta articulada foi contemplado na meta do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Segundo ele, as políticas para o setor, não são amplamente conhecidas, nem parecem estar atingindo resultados expressivos. “O olhar atento desta Comissão para essa questão, assim, contribuiria para colocar em evidencia os resultados alcançados, mapear as dificuldades enfrentadas e sugerir eventuais correções de rumo”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.