Parlamentares avaliarão a implementação da Base Nacional Comum Curricular

Parlamentares avaliarão a implementação da Base Nacional Comum Curricular

Requerimento do senador Confúcio Moura pede que o tema seja debatido no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi o tema indicado pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO) para ser avaliado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal (CE), ao longo do atual exercício. O requerimento foi enviado nessa quarta-feira (03), em atendimento ao comunicado do presidente da pasta, senador Dário Berger (MDB-SC).

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver na Educação Básica. A instalação da base foi anteriormente questionada pelo senador Confúcio no Plenário. Na ocasião, indagou como seria a implementação sem mudanças efetivas na infraestrutura das escolas. “Ela é boa e exemplar. É uma referência mundial termos três disciplinas nucleares, como a matemática, a língua portuguesa e o inglês, mas precisamos montar laboratórios. A matemática de quadro-negro ou a matemática de materiais e jogos para ensinar as crianças? ”

Capitaneado inicialmente pelo Ministério da Educação e, em seguida, pelo Conselho Nacional de Educação, o documento foi homologado em dezembro de 2018. Desde então, iniciou-se a tarefa mais complexa de qualquer reforma curricular: fazê-la chegar às salas de aula. “Avaliar como esse processo vem sendo fomentado e conduzido pelo Governo Federal é uma tarefa condizente com a magnitude da atividade de avaliação e fiscalização a cargo do parlamentar”, enfatiza Confúcio.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.