O BRASIL PRECISA DE UM GOLFO

Home / Poemas e Crônicas / O BRASIL PRECISA DE UM GOLFO
O BRASIL PRECISA DE UM GOLFO

Golfo é uma porção de mar rodeada de terra. Baía é um golfo pequeno (Baía de Guanabara). Os golfos sempre destacam a região, dando-lhe referência especial, como: Golfo Pérsico, do México, da Califórnia. Muitos outros. Parece que os golfos atraem bons fluídos para as regiões, estados e países, destacam-se como maravilhas da natureza e trazem orgulho aos seus habitantes. Golfo uma palavra forte, até parece uma solução.

Certo dia, reunião de Governadores em Brasília, no Ministério da Fazenda com o  Ministro Guido Mântega. Para discutir a unificação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias). Cada Governador poderia  se inscrever e falar.

Teotônio Vilela de Alagoas, foi o último a levantar a mão. Um fala, outro fala, o tempo foi passando, o pessoal cansou. Chegou a vez dele. Ele disse: -“eu me inscrevi? – Inscreveu. – Muito bem, já que eu me inscrevi, até me esqueci do que iria falar. – Então aproveito o meu tempo, para propor ao Governo Federal uma solução para Alagoas. Que vocês sigam as palavras do Mestre Graça (Graciliano Ramos) – a melhor para Alagoas seria transformá-la num golfo”.

O pessoal sorriu.

“Ele continuou. Os golfos parecem que contribuem para orgulho e crescimento dos países. E foi citando todos. O Governo Federal poderia entrar lá, fazer pelas beiradas, imenso buraco e deixar o mar entrar. Ficaria um lugar lindo. E o turismo no Nordeste teria um boom extraordinário e com certeza Alagoas deixaria de ser problema para ser uma solução”.

Eu gostei tanto da espontaneidade do querido ex-governador Teotônio Vilela, que não me esqueci mais dele, sempre que me encontrava como ele, dizia: e aí Teotônio, já começaram o serviço lá? A nova transposição das águas? – O bendito  Golfo das Alagoas. E começávamos a sorrir. Teotônio Vilela é filho do outro Teotônio Vilela, conhecido como “O Menestrel das Alagoas”.

TEOTONIO VILELA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.