Na comissão mista, especialistas analisam estágio atual da covid-19 no Brasil

Na comissão mista, especialistas analisam estágio atual da covid-19 no Brasil

A fase aguda da pandemia de covid-19 está passando, a sociedade brasileira aprendeu a conviver com a doença e a crise sanitária que se estabeleceu está sendo superada. A avaliação positiva é do ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo federal, Sergio Rezende, apresentada nesta terça-feira (8) em audiência pública da comissão mista que acompanha as medidas do Poder Executivo de combate ao coronavírus.

Diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), André Tortato Rauen também se mostrou otimista quanto às medidas de enfrentamento ao vírus. Rauen ressaltou que o Brasil está próximo a ter acesso à vacina, mas defendeu o reforço do diálogo. Para ele, é fundamental que todas as medidas tenham bases técnicas e científicas.

Os dados científicos atualizados sobre a doença, o estágio atual dos testes diagnósticos e as perspectivas do país após a pandemia de covid-19 também são temas do debate da 30ª reunião da comissão mista, que ouviu ainda o oficial nacional da Unidade de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Organização Mundial da Saúde, Juan Cortéz, e o diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), Jacson Venâncio Barros.

Presidido pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), o colegiado tem como relator o deputado federal Francisco Júnior (PSD-GO). Os trabalhos funcionarão até o fim da decretação do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de covid-19, previsto para 31 de dezembro.

Mais informações a seguir

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.