Fiero e CNI buscam apoio do senador Confúcio para o fortalecimento da economia em Rondônia

Fiero e CNI buscam apoio do senador Confúcio para o fortalecimento da economia em Rondônia

A agenda do estado de Rondônia na questão de infraestrutura e regularização fundiária – entraves que atrapalham o avanço da economia –, foi o tema da reunião entre o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé; os membros da Confederação Nacional da Indústria, o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Davi Bomtempo, e o gerente de articulação no Senado Federal, Havilá da Nóbrega; e o senador Confúcio Moura (MDB/RO) na tarde de quarta-feira (20), em Brasília.

Rondônia tem o terceiro maior PIB da Região Norte, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018. Assim como nos estados do Norte, a economia de Rondônia está em processo de desenvolvimento. Em 2016, foram de 39 bilhões de reais, atrás somente do Pará (R$ 138 bilhões) e Amazonas (R$ 89 bilhões).

O presidente da Fiero disse que a visita institucional ao senador Confúcio pretende resgatar a agenda do estado, que pode, e deve ser tratada, em nível nacional, com a questão da infraestrutura e da regularização fundiária, uma série de pontos que interessam o setor produtivo. “Essa agenda não interessa somente nosso estado, mais o Brasil na questão do desenvolvimento econômico”, observa Tomé.

Tomé explica que conta o apoio do senador Confúcio Moura para contornar determinadas barreiras no âmbito federal, como infraestrutura, regularização fundiária, exportações, entre outros pontos que atrapalham o avanço da economia do estado. “O estreitamento do relacionamento entre o senador, a Federação das Indústrias de Rondônia e a Confederação Nacional da Indústria é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma.

O senador Confúcio falou que a regularização fundiária é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Enquanto governador de Rondônia, foram várias visitas à Brasília, em busca de ajuda. Confúcio lembrou que, junto com a bancada federal e técnicos, foram ao presidente Michel Temer, em 2017, para pedir apoio para a regularização fundiária, ocasião em que também mostrou fotografias que retratavam os crimes pela de disputa de terra,sensibilizou o presidente. A Lei 13.465, sancionada pelo Palácio do Planalto , em julho de 2017, definiu regras para a regularização de terras da União ocupadas na Amazônia Legal, além de disciplinar procedimentos para da mesma questão para a área urbana

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.