Confúcio destrava obra parada há 8 anos, garante mobiliário e prepara entrega da maior escola de Rondônia em Machadinho

Confúcio destrava obra parada há 8 anos, garante mobiliário e prepara entrega da maior escola de Rondônia em Machadinho

Com mais de 80% concluída, unidade de ensino integral recebe novo investimento e se aproxima de beneficiar centenas de estudantes

A escola do bairro Bom Futuro, em Machadinho D’Oeste, que por quase uma década foi símbolo de abandono, entra agora na fase final como uma das maiores e mais modernas estruturas educacionais de Rondônia. Durante vistoria realizada na última sexta-feira (24), o senador Confúcio Moura anunciou novos recursos para o mobiliário da unidade, garantindo que a escola seja entregue pronta para funcionamento.

Com investimento de R$ 5,7 milhões viabilizados junto ao governo federal para retomada da obra, o projeto já ultrapassa 80% de execução e deve ser concluído nos próximos meses, ampliando significativamente a oferta de vagas na rede municipal e beneficiando  diretamente centenas de estudantes  do bairro Bom Futuro, o mais populoso do município.

Estrutura moderna para ensino integral

A unidade contará com 12 salas de aula, além de espaços pedagógicos planejados para atender ao modelo de ensino em tempo integral — uma política educacional ainda em expansão em Rondônia.

Projetada dentro dos padrões do Ministério da Educação, a escola oferecerá ambiente adequado para permanência dos alunos durante todo o dia, com foco em aprendizado, convivência e desenvolvimento integral.

Durante a visita, o senador destacou o nível da obra:

“Essa é será uma das melhores escola de Rondônia. Um projeto moderno, bem planejado, que vai oferecer uma estrutura de alto nível para os nossos alunos.”

De obra abandonada a referência estadual

Paralisada por cerca de oito anos, a construção chegou a ser tomada pelo mato e se tornou exemplo de desperdício de recursos públicos.

A retomada foi viabilizada após articulação do senador Confúcio Moura junto ao governo federal, por meio do FNDE.

Agora, além de garantir a conclusão da obra, o parlamentar assegura também os recursos necessários para equipar a escola.

“Não basta iniciar uma obra. É preciso concluir, equipar e colocar para funcionar. É isso que a população espera e é isso que estamos fazendo aqui.”

Parceria com o MEC e avanço educacional

O senador também destacou o trabalho conjunto com o Governo Federal e com o  Ministério da Educação, sob comando de Camilo Santana, na retomada de obras paralisadas em todo o país.

“Estamos trabalhando com o MEC para destravar obras que ficaram abandonadas por anos. Escola parada é prejuízo para a população. Nosso compromisso é entregar funcionando. Esse é o meu trabalho em Brasília: trazer resultados concretos para população de Rondônia”.

Confúcio reforçou ainda os desafios do ensino integral:

“Não é só aumentar o tempo do aluno na escola. É garantir qualidade, acompanhamento e estrutura adequada.”

Reconhecimento local e impacto direto

A secretária municipal de Educação, Iaane Cordeiro, destacou o impacto da obra para o município: É motivo de orgulho ver essa escola pronta. O senador abraça a educação e faz a diferença na vida dos nossos alunos.”

O prefeito Paulo da Remap ressaltou a transformação do espaço: “Isso aqui era mato há pouco tempo. Hoje estamos prestes a entregar uma das escolas mais bonitas de Rondônia.”

Investimento integrado no bairro

A vistoria na escola ocorreu no mesmo dia da entrega da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Futuro, também viabilizada com recursos do senador, reforçando uma estratégia de atuação baseada no fortalecimento simultâneo da saúde e da educação.

Reta final para entrega

A secretária de educação comemora o anuncio de recursos para mobiliários. “Esse é o resultado do trabalho de um parlamentar que sabe a importância,  e defende a educação. Hoje, estamos com mais de 80% da obra concluída, e agora  recursos garantidos para mobiliário  e previsão de entrega nos próximos meses, a escola do Bom Futuro deixa de ser um símbolo de abandono para se tornar referência em educação pública em Rondônia”.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.