Agenda em Brasília (quarta-feira, 11 de março de 2020)

Agenda em Brasília (quarta-feira, 11 de março de 2020)

Tivemos hoje uma reunião importante da Executiva Nacional do MDB. Assessores jurídicos reunidos para dirimir conflitos do Estado do Espírito Santos e outros temas importantes em nível nacional. Entre eles, nós temos dois mil e poucos municípios que estão ainda sem nenhuma comissão provisória. Nós temos de organizar as comissões em todos esses municípios, bem rapidamente, e também precisamos organizar os diretórios e as filiações para montar as nominatas. O prazo é muito curto e temos apenas 20 dias de janela de mudanças partidárias.

O Rotary está fazendo, aqui no Senado Federal, exames gratuitos para detecção da hepatite C.  Há muita gente fazendo os testes. Eu acho muito importante porque a hepatite C é uma doença crônica e ela termina em cirrose, termina com complicações seríssimas adiante. Então, esse trabalho é um preventivo, caso a pessoa seja detectada positivo, será encaminhada aos médicos para o início dos tratamentos.

Hoje o ministro Luiz Henrique Mandetta foi chamado para uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A imprensa estava toda lá, também parlamentares e o público credenciado. O ministro fez uma apresentação didática. Não gerou expectativas em dizer que o Brasil não vai ser atacado, que está aguardando mais ou menos o comportamento do vírus dos trópicos, que lá nos climas temperados e frios ele tem demonstrado uma prevalência, uma vitalidade muito forte. Aqui ainda é desconhecido. Na África também ele não propagou muito, e talvez seja questão de vigilância, de falta de laboratórios adequados para o diagnóstico, mas os outros países frios, temperados, o coronavírus tem prosperado muito. Mas eu creio muito que o Brasil já está com essas barreiras, e a consciência nacional de lavar as mãos e os cuidados iniciais serão muito importantes.

Encontrei  hoje com o deputado Lúcio Mosquini, que se manifestou muito satisfeito com as quatro grandes reuniões do MDB nas maiores cidades de Rondônia, e com a repercussão positiva pela imprensa. Eu tenho certeza que vamos atrair novos candidatos a vereadores e novas filiações. O “PREPARA O 15” chamou a atenção da classe política rondoniense mostrando a força do MDB no Estado. O MDB vai continuar fazendo novos eventos no estado, como Vilhena, no Conesul, Colorado do Oeste e talvez em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Recebi hoje os vereadores de Buritis Cícero, Wilson Lenz e Luzia Martins. Todos eles pediram pontes sobre rios e também tubos armcos para substituir as pontes de madeiras nos igarapés. Com as últimas chuvas, muitas pontes rodaram. Vamos tentar uma audiência amanhã com o ministério da Integração, Rogério Marinho, para ver se a gente consegue algum recurso extra.

O Cláudio Oliveira, vereador de Seringueiras, esteve aqui e me pediu uma quadra poliesportiva para atender uma escola na zona rural, que está na área de atuação dele. Uma quadra mais simplificada, no valor de 500 mil reais. Nós vamos atender esse pedido.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.