Agenda Brasília – quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Agenda Brasília – quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Recebi nesta quarta-feira (27), em meu gabinete, o prefeito de Campo Novo de Rondônia, Alexandre Dias. Ele veio agradecer os recursos que destinei ao município para a reforma do hospital de Campo Novo.

É uma grande satisfação atender a população de Buritis com recursos do nosso mandato.  Hoje, o prefeito Roni Irmãozinho esteve comigo para agradecer o apoio que tenho dedicado a este importante município do estado. Quero dizer à população de Buritis que pode contar comigo.

A Dra. Lúcia Helena Wadt, chefe-geral da Embrapa do estado de Rondônia esteve hoje comigo.  Veio somente agradecer a bancada, em meu nome, pelos recursos destinados à Embrapa nesse exercício de 2023, na ordem de R$ 11 milhões.

 

 

O prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro, esteve nesta quarta-feira (27) em meu gabinete. Passou para agradecer e também aproveitou para solicitar recursos de complementação do serviço de iluminação das marginais da BR-364 que está em obra. Ele quer deixar tudo prontinho. Nós vamos trabalhar aqui para que o próprio DNIT faça esse investimento.

 

O jornalista Sérgio Pires, proprietário do Blog: Gente de Opinião, de Rondônia, muito respeitado, veio me visitar. Almoçamos juntos nesta quarta-feira (27).  Foi mesmo um encontro para um bate-papo caloroso.  O Wilhames Pimentel estava junto.

O Luiz Flávio Carvalho, superintendente do Incra Rondônia, esteve aqui trazendo as dramáticas situações fundiárias do estado. Algumas áreas bem litigiosas como 110 lotes burareiros entregues pelo INCRA, que hoje estão incluídos dentro da reserva Uru-Eu-Wau-Wau que precisa ser resolvido, e outros conflitos também de assentamentos ajuizados, onde há colonos assentados, colonos ocupantes nessas áreas há mais de vinte anos sem solução.  Então, tem muita coisa para ser resolvido em Rondônia, se não for feito isso será um estopim para continuidade dos grandes conflitos fundiários da região norte, especialmente em Rondônia.

O doutor Mário Moreira, presidente da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), instituição renomada de pesquisa em saúde, apresentou planos de ampliação dos serviços integrado de saúde, meio ambiente e clima, dentro de uma nova unidade que ele pretende adquirir, onde era a antiga faculdade Faro, lá em Rondônia. Está trabalhando para montar esse complexo de saúde e educação, clima e meio ambiente em parceria com a Fiocruz, com a USP, com o Governo do Estado, Embrapa, e com outros institutos importantes na área de pesquisa.

 

O secretário de Fazenda de Rondônia, Luiz Fernando, esteve aqui no meu gabinete. É uma pessoa muito experiente e ele está conversando com outros secretários de Fazenda do Brasil sobre a reforma tributária, em discussão no Senado federal e a repercussão da proposta como está. Segundo ele, a proposta repercute negativamente para os estados federados, que tem uma indefinição muito grande sobre esse fundo de compensação para as perdas estaduais e outros quesitos. Ele voltará aqui comigo para trazer mais informações do colegiado e para mim é importante para formar o meu juízo de voto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.