Confúcio Moura cobra ações concretas para Povos Indígenas após visita ao Acampamento Terra Livre

Confúcio Moura cobra ações concretas para Povos Indígenas após visita ao Acampamento Terra Livre

Senador pede urgência em melhorias na educação indígena e destaca abandono de comunidades em Rondônia

Em discurso contundente no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (10), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) pediu mais efetividade nas políticas públicas voltadas aos povos indígenas. A fala ocorreu após sua visita ao Acampamento Terra Livre, em Brasília, que este ano reúne cerca de 8 mil indígenas de todo o Brasil.

“Passei a manhã com os indígenas de Rondônia. Ouvi suas vozes, vi suas danças e senti, acima de tudo, o abandono — especialmente na área da educação”, afirmou o senador.

Confúcio destacou a grave situação enfrentada pelos povos originários no município de Guajará-Mirim, onde 95% das terras são áreas protegidas e vive cerca de 70% da população indígena de Rondônia.

“Não há mais escolas em condições de uso. As estruturas, antigas e deterioradas, foram construídas há décadas pela Igreja Católica. Hoje, os telhados caíram, a madeira apodreceu e as crianças estão desassistidas. Isso precisa mudar, e precisa mudar agora.”

Educação específica e acesso à tecnologia

Além da falta de infraestrutura, o senador apontou a escassez de profissionais preparados para lidar com a educação indígena. Ele lembrou que, durante seu mandato como governador, realizou o primeiro concurso público para professores indígenas do estado, garantindo a estabilidade e os direitos desses servidores.

“Mas agora é preciso ir além. É urgente ampliar esse quadro, além de garantir acesso à tecnologia e computadores para que os alunos indígenas não fiquem para trás”, reforçou.

Compromisso de longa data

Confúcio Moura fez questão de destacar que sua atuação em defesa dos povos originários não é oportunista. “Minha luta vem de longe. Já como deputado federal, prefeito e governador, criei estruturas específicas para os indígenas nas secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde.”

O senador também defendeu o uso mais estratégico da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) para avançar na saúde indígena. “É um instrumento ágil e eficiente, capaz de acelerar contratações e aquisições para áreas remotas.”

O Brasil indígena pede prioridade

Confúcio encerrou sua fala saudando o movimento indígena e pedindo que o governo federal priorize ações concretas.

“As lideranças indígenas e as autoridades precisam caminhar juntas. Visitas simbólicas são bem-vindas, mas o que eles precisam — e com urgência — são de soluções reais. Políticas públicas que funcionem na prática. Que cheguem a quem precisa.”

O senador citou, ainda, a presença dos ministros Alexandre Padilha e Wellington Dias no acampamento e a provável visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ocorrer nos próximos dias.

“Essa presença é importante, sim. Mas que venha acompanhada de compromissos firmes e investimentos estruturais. É hora de fazer história — com justiça para quem estava aqui muito antes de todos nós”, concluiu.

Fotos capa: Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.