Com investimento total de 10 milhões de reais, o Projeto vai informatizar as áreas de educação, saúde, segurança e estimular o empreendedorismo e a inovação no município
Em sua passagem por Rolim de Moura no dia de ontem, 24, o senador Confúcio Moura anunciou, entre outras ações, a implantação do Projeto Cidades inteligentes no município. Com isso, Rolim de Moura será o segundo município do estado a ter o Projeto em operação. Idealizado pelo senador Confúcio Moura, o Cidades Inteligentes será executado pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO, em parceria com a prefeitura municipal de Rolim de Moura. O Projeto terá investimento total de R$ 10 milhões de reais, dos quais R$ 6 milhões já estão assegurados por Emenda do senador no orçamento deste ano, aportado no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Baseado em uso intensivo de tecnologia, o Projeto Cidades Inteligentes objetiva modernizar a oferta de serviços públicos de saúde, educação, segurança, governança, empreendedorismo, inovação tecnológica e inclusão digital. Com o Projeto, os cidadãos poderão ser atendidos online para grande parte das suas demandas junto ao poder público municipal. É o caso dos prontuários e registros médicos, do controle das atividades educacionais nas escolas, da oferta de internet gratuita por meio das ilhas digitais que serão instaladas, do polo de empreendedorismo e pela ampliação do sistema de monitoramento da segurança pública, por meio de câmeras de alta resolução integradas às unidades policiais.
Para o assessor especial da reitoria do IFRO, Uberlando Tiburtino, com a implantação do Cidades Inteligentes “o município de Rolim de Moura muda de patamar em relação a qualidade dos serviços prestados à população. Tudo será informatizado. Da escola à saúde, passando por segurança, empreendedorismo e inovação tecnológica. É apoio a quem quer empreender. Em abril começamos a planejar a implantação do Projeto aqui em Rolim de Moura”, informou Tiburtino.
O prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, não cabia em si de felicidade, após ouvir do senador que os recursos para o Projeto estavam garantidos. “Meu sentimento é de pura gratidão ao senador Confúcio Moura, pelo seu compromisso com nosso município. Fique certo, senador, que a população de Rolim sabe o quanto tem ajudado a melhorar a vida das pessoas, apoiado a nossa gestão. Muito obrigado por mais essa ação!”, afirmou o prefeito.
O senador Confúcio Moura, por sua vez, disse ter certeza de que o Projeto Cidades Inteligentes é “o que há de mais avançado em termos de modernização da administração pública. É a tecnologia a serviço das pessoas, dos gestores, das informações, dos dados da educação, da saúde, da segurança, da governança como um todo. Os serviços serão online, em tempo real. O prefeito, da sua sala, poderá acompanhar o que está acontecendo nas suas secretarias, nas escolas, nas ruas e na cidade como um todo. O Projeto custará 10 milhões, já temos 6 milhões, vamos correr atrás do que falta”, garantiu o senador.
Deixe seu comentário