Senador Confúcio celebra avanço das dragagens do DNIT no Rio Madeira
As obras de dragagem no Rio Madeira estão a todo vapor neste período do ano e colocam o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como peça-chave para o setor agroexportador e para a navegação de embarcações na região. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) comemorou o andamento dos trabalhos, lembrando que já em 2023 havia cobrado do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, investimentos específicos para a hidrovia. Na época, foram garantidos R$ 150 milhões em ações emergenciais para reduzir os impactos da seca.
O superintendente do DNIT Rondônia, André Lima dos Santos e o senador Confúcio Moura
Em 2024, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou esse montante para R$ 500 milhões, recurso destinado a trechos dos rios Amazonas e Solimões.
“O DNIT segue firme nesse serviço de dragagem em pontos estratégicos, e os resultados começarão a ser sentidos já no final de 2025, com a melhoria do tráfego fluvial”, afirmou Confúcio.
Obras em pontos críticos
Segundo a Superintendência Regional do DNIT, os serviços no trecho crítico Salomão-Fausto, entre Porto Velho e Humaitá (AM), já foram concluídos. Agora, as dragas atuam no passo de Miriti, localizado entre Humaitá e Manicoré, também no Amazonas.
De acordo com o senador, essas intervenções são essenciais para garantir a navegação durante o período de estiagem amazônica. “Elas dão mais segurança às embarcações, ajudam no transporte de cargas e passageiros e fortalecem o escoamento da produção agrícola pelo Rio Madeira, um dos principais corredores logísticos da Amazônia.”
Dragagem do rio Madeira – Fotos: Assessoria do DNIT
Benefícios para a região
A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) é uma das grandes beneficiadas, pois as dragagens reduzem impactos ambientais e asseguram trafegabilidade durante todo o ano. Assim, o Rio Madeira, maior afluente da margem direita do Amazonas, passa a oferecer condições mais estáveis para a logística regional.
Confúcio Moura também destacou sua longa parceria com o DNIT. Além de ter acompanhado de perto o tema quando foi governador de Rondônia, ele reforçou seu apoio enquanto presidiu a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, até o início de 2025.
Deixe seu comentário