Sair da caixinha 

Home / Blog do Confúcio / Sair da caixinha 
Sair da caixinha 

Nós temos feito muito na saúde do Estado. Mas alguns procedimentos ainda têm filas longas para o atendimento, principalmente na área da oftalmologia, cirurgia de cataratas, exames de endoscopia, colonoscopia, tomografia e ressonância magnética.

As filas são enormes. Tem caso que demora mais de 1 ano. As cirurgias bariátricas  nem se fala. E tenho visto iniciativas saudáveis, como nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso,  na Prefeitura de São Paulo e em outros municípios, a  espetacular mexida no modo de se fazer as coisas andarem.

O Dória chamou todos os hospitais para o Projeto Corujão, trabalhar dia e noite exames complexos e caros. Nos dois MT criaram-se programas ousados de solução destas situações que atormentam principalmente os pobres .

Eu convoquei a equipe da Sesau para este desafio, mexer os pauzinhos, sair da caixinha e ir ao encontro dos dramas das pessoas pobres que esperam tanto, até o ponto do desânimo, para atendimentos criativos, e todos pelo SUS, os chamados mutirões, e o uso conveniente dos equipamentos e dos horários cheios as 24 horas.

Não há necessidade de copiar os mesmos modelos, mas a criação de programas possíveis, diferentes, alternativos visando fazer a fila andar mais depressa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.