Proposta de Confúcio prevê anistia de pagamento de energia elétrica aos amapaenses

Proposta de Confúcio prevê anistia de pagamento de energia elétrica aos amapaenses

Ficarão isentos das faturas de energia no período de 01 de novembro a 31 de dezembro todos os atingidos pelo blecaute

Ciente dos prejuízos econômicos e sociais que impactaram até mesmo os atendimentos em saúde no Amapá, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) buscou iniciativas para amparar a população daquele estado prejudicada pelo apagão elétrico. Na sexta-feira (20), o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 5227/2020, que garante isenção, por dois meses, o pagamento das tarifas de energia elétrica aos amapaenses atingidos pelo blecaute.

De acordo com o senador, em decorrência de um incêndio no último dia 03, na subestação de Macapá, 13 das 16 cidades do Amapá ficaram sem energia elétrica por quatro dias, sendo necessário um rodizio para o atendimento do Estado a partir do dia 07 de novembro. Entretanto, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) previu que o racionamento perdurasse até o dia 26, contudo, na noite do último dia 17, um novo apagão voltou a castigar os cidadãos amapaenses.

Para Confúcio Moura, o sofrimento da população  reflete nos impactos graves nos atendimentos médicos dos acometidos pela pandemia, que incluíram, a piora no atendimento básico com agravamento na contabilização de infectados; necessidade de transferência de pacientes das unidades de saúde; interrupção de funcionamento de unidades de básicas de funcionamento 24h; sobrecarga diante do deslocamento de pacientes e até mesmo a interrupção de testes PCR, por impossibilidade de armazenamento refrigerado de amostras.

Não bastassem os riscos extremos à saúde pública, o senador afirmou que o transtorno energético ainda castiga a população com a interrupção de atividades comerciais e sociais, elevando gastos e submetendo os consumidores a uma situação humilhante de prejuízos econômicos, psicológicos e físicos.

Mesmo com engajamento político, decorridos 17 dias de racionamento, ainda não se tem uma previsão segura de normalização elétrica no local, o que convence e deve sensibilizar a todos, de que o consumidor precisa ser poupado de custeio de tarifa de consumo de energia elétrica, pelo menos, anistiando-se os meses de novembro e dezembro de 2020.

O projeto de lei do senador garante aos consumidores de energia elétrica, domiciliados no Estado do Amapá, diretamente atingidos pelo “apagão” ocorrido neste  mês, a  isenção do pagamento das faturas no período de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2020.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.