MODERNIZAÇÃO DO ESTADO (Capitulo quarto)

Home / Blog do Confúcio / MODERNIZAÇÃO DO ESTADO (Capitulo quarto)

e-Estado.

Trata-se de um programa de computador, que já foi licitado pelo Estado e que será implantado em todas as secretarias e autarquias do Estado. Será padronizado. Mas, em que ponto um programa (software) de computador pode ser importante para a modernização do Estado? – Em simplesmente tudo.  Porque hoje, cada órgão do Estado tem o seu. E uma secretaria não conversa com a outra. Cada uma é uma ilha isolada. Isto não dá certo. e-cidade

Chamo de “e-Estado”, mas, pode se chamar de qualquer nome. Veio do Ministério do Planejamento. É livre, e só licitamos o suporte técnico para manutenção dele e implantação gradual no Estado. Mas, você que está lendo o meu texto, poderá perguntar, mas, será que isto ajuda na modernização do Estado? Claro que ajuda.  É como se você perguntasse ao dono de um supermercado, farmácia, loja de roupas – se o computador no Caixa ajudou ou não?

A importância da tecnologia nos bancos, os cartões de créditos, os terminais eletrônicos, as redes sociais, os e-mails, enfim, como é que se vive hoje sem o computador, sem a tecnologia? Posso dizer que não tem jeito.

 Mas, antes do computador os Estados não poderiam também ser modernos?e-estado2 Claro, que tudo isto veio avançando passo a passo. Sempre houve no mundo, em todos os tempos, Estados, municipios, lojas mais organizadas que outras. Desde o Império Romano e de outras civilizações que a humanidade vem avançando. Buscando e inventando ferramentas novas para facilitar a vida das pessoas.  O nosso programa, que deve entrar em ação este ano no Estado, terá um padrão de uso comum, fácil, igual para todos.

O mesmo serviço de protocolo, de contabilidade, de ouvidoria, de controle de estoques nos almoxarifados, as compras do governo, as informações gerais. Os controles dos processos, os pareceres. E mais do que tudo, aos poucos, a eliminação do papel. Tudo será feito por meio eletrônicos e adeus aos desperdício de papel. 

Nada disto adiantará se não tiver o homem treinado. Será como ter um carrão de ultima geração, com a chave na ignição é você não souber dirigi-lo e preferir andar a cavalo, de carroça ou bicicleta. O computador ajuda, mas, o homem é insubstituível. É assim, que estamos conduzindo o Estado, caminhando para que num futuro próximo possamos ser um Estado referência no Brasil de boas práticas públicas e um Estado moderno para servir bem a todos os seus cidadãos. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.