MODERNIZAÇÃO DO ESTADO (CAPÍTULO PRIMEIRO)

Home / Blog do Confúcio / MODERNIZAÇÃO DO ESTADO (CAPÍTULO PRIMEIRO)

Compõe uma série de atividades. Que só se tem tempo para iniciar. E nunca termina. O processo de modernização deve ser como se apertar um parafuso. Vou começar como o indispensável: a INFOVIA.infovia (1)

Chamo de INFOVIA a uma rede de fibra ótica que deve se espalhar no Estado como uma teia de aranha. O eixo principal é um cabo de fibra que vem à Rondônia pela linha de transmissão de energia. Já chegou a Porto Velho. Daquele mundo de fios e cabos que se vê na rede de transmissão, um deles é de fibra ótica. A INFOVIA  é fruto de parceria do Estado com a Telebras e o Ministério das Comunicações. 

Neste cabo, incrível, pode se transmitir voz, imagens e dados. Cada município pode puxar deste cabo para o seu território e fazer o que bem quiser com ele. Posso dar alguns exemplos: agendamento de consultas médicas de um município para todo o Estado ou fora dele. Aulas à distancia para qualquer escola. Controle de frequência dos alunos. Boletins estudantis a disposição dos pais. Prontuário médico eletrônico. Vigilância das cidades com câmeras. Protocolo de entrada de processos em todos os poderes. Fiscalização de veículos nos semáforos. Internet gratuita em rodoviária, aeroportos e praças. Os prefeitos podem dispor de Internet gratuita de alta velocidade para bairros mais pobres, gratuitamente. Luminosos indicativos de ruas. Telefonia Voip que é bem mais barata. Um só programa de computador para contabilidade, dados financeiros, transparência, ouvidoria, malhas da receita estadual. Tudo, enfim. Fica difícil dizer aqui dos benefícios da Infovia. 

Para se saber da capacidade desta fibra, no cabo central que corre no linhão, dentro dele, tem 24 fibras finíssimas. Tem capacidade imensa de uso. Sabe quanto é usado hoje, apenas, 2 fibras. E com ela a velocidade de Internet pode multiplicar para níveis coreanos. Ligou a Internet, rapidinho abre o Google e outros aplicativos. 

Além do mais, depois de instalada, o céu é o limite. E você pode levar Banda Larga para todo o Estado, com fibra ótica ou com ondas de rádio (Wirelles). Até para as aldeias indígenas. Este projeto, não é um projeto para um só governo. Mas, para 3 a 4 governos continuarem seguindo este caminho. Com isto, Rondônia poderá ser brevemente o Estado digital pro excelência. Porto Velho terá mais de 250 km de rede de fibra ótica disponível para todos. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.