Feiras e a agropecuária de Rondônia

Home / Conversa Aberta / Feiras e a agropecuária de Rondônia
Feiras e Rondônia
Feiras agropecuárias e Rondônia Rural Show, distantes mas relacionadas.

Eu adoro e sempre frequentei feiras livres e mercados populares. É sempre uma festa, vendedores gritando pra atrair os fregueses, meninos carregando sacolas, o lanche improvisado e o cheiro de pastel frito na hora. As feiras são uma verdadeira explosão de cores, cheiros e sabores. Sem falar no encontro com velhos amigos, uma agradável “Torre de Babel”.

Os mercadões e feiras vêm da origem do próprio homem. Nelas se vende e se troca quase tudo. É ali que o cara fica esperto e aprende a sobreviver no grito, levando pra casa o dinheirinho suado que sustenta a filharada.

As feiras e a agricultura

Continuo frequentando as feiras. E sempre que vou a uma faço uma reflexão sobre a evolução do nosso setor agropecuário. Aqui em Rondônia cresce o grande e cresce o pequeno produtor. Nosso estado exporta carne para mais de 30 países, incluindo os Estados Unidos. Somos o quinto principal exportador e o sétimo produtor do país. Do lado do pequeno produtor uma das marcas de nosso Governo é o estímulo às agroindústrias. Nossa meta é chegar a mil até o final do ano. Acabamos de realizar a terceira Rondônia Rural Show, na qual foram apresentadas 3.311 propostas de financiamento de crédito a instituições financeiras, totalizando mais de 300 milhões de reais. Uma verdadeira demonstração de força dos nossos empreendedores rurais. Dos pequenos mercados aos grandes galpões do agronegócio, avançamos a passos firmes rumo ao desenvolvimento no campo.

Rondônia, o celeiro do Brasil!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.