Falta café na praça

Home / Conversa Aberta / Falta café na praça
Falta café na praça

Eu li em jornal recente, que o Brasil pode importar café robusta (o nosso conilon rondoniense) do Vietnã. Achei esta notícia muito engraçada. E ao mesmo tempo, inacreditável. Brasil importando café do Vietnã!

Nada contra o Vietnã. Até porque tenho respeito imenso por este país que não conheço. Sofreu muito no século passado, com a guerra massacrante. Tenho informações que o Vietnã melhorou muito em tecnologia e riqueza. A prova disto é que produz café para exportar, até para um país, como o Brasil, tradicionalmente, produtor imbatível. As coisas mudaram. O jogo virou.

Por A ou por B a notícia pra mim foi, relativamente, boa. Serve a Rondônia como estímulo para produzir café conilon, para nós mesmos, para dentro do nosso país, para abastecer a nossa indústria. E chegou a hora. Ontem, mesmo falei para os nossos prefeitos, vamos plantar café. E muito. E bem plantado. E bem adubado. E bem clonado. E bem irrigado. Vamos virar a página, do modelo antigo, de plantar de qualquer jeito, meio “porra louca” e ficar achando que isto vá nos levar a lugar algum.

Por certo, o Vietnã está fazendo o seu serviço, como manda o figurino. E nós aqui, como sempre, reclamando. O Raupp lá atrás, tinha um slogan no seu governo – PLANTE CAFÉ! Eu repito – PLANTE CAFÉ DE NOVO.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.