ESCOLA E GESTÃO

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O texto do blog hoje foi quadradoencaminhado pelo Dr. Edir Senna, que morou em Ariquemes muitos anos. Em certo momento, quando fui prefeito ele corria escolas pra mim, para avaliar desempenho e me sugerir ações que pudessem melhorar  a qualidade. É administrador e advogado e hoje reside em Porto Velho. Fiz alguns cortes, para enxugar o artigo, pelo me desculpo com o autor. (Confúcio)

 

Já ouvi algumas falas tuas sobre a importância da municipalização da  gestão pública, pois que, é no município que o povo está, e por essa razão é onde as coisas acontecem e as necessidades surgem. Diretamente através dos municípios, cortando atalhos provavelmente as soluções viriam com mais rapidez e eficiência.

Penso que não é diferente no caso da Educação, pois que, muito embora a Escola seja a razão de tudo e de fato onde o publico alvo está (alunos), antes do recurso chegar até lá, tem muita gente no meio e muito coisa rola, que o público alvo fica em último plano.

Penso que tudo deve acontecer a partir da escola, numa inversão de iniciativa.

Todos precisam de formação e capacitação, mas o início tem que ser na Escola.

Durante aqueles anos em que estive acompanhando as Escola Municipais em Ariquemes, constatei que os professores não precisamos mais apreender novas teorias de ensino e nem tampouco desenvolver  fórmulas milagrosas para melhorar o ensino. Chego a afirmar que nem mesmo de mais recursos financeiros é preciso, pelo menos, num primeiro momento.

A verdade que constatei é que os professores precisam mesmo é colocar em prática o que já sabem e o que têm em mãos. Em suma, muito se fala e pouco se faz.

As Escolas continuam sem gestores, ou seja, em pleno século XXI, onde o conhecimento é a chave de tudo, e as várias áreas científicas estão cada uma ocupando  seu espaço, curiosamente nossas escolas continuam sendo  administradas por pedagogos.

Isso, ao meu ver, é um contra senso, ou seja, uma instituição onde o ensino é o produto, desconsidera, para fins da sua própria administração, o conhecimento da ciência através da qual repousa séculos de tecnologia científica, que orienta a gestão de uma imensidão de empreedimentos de sucesso no mundo todo.

Por que não são os Administradores que dirigem as Escolas?

Enfim, Escola tem que ter meta de qualidade de ensino a ser alcançada em cada período, tem que ter resultado a ser perseguido e esse objetivo tem quer ser estabelecido em conjunto com os próprios professores.

Creio que até existam  metas e objetivos estabelecidos nas escolas, mas o que claramente não tem nas escolas são Gestores com formação mínima em administração, e por essa razão as coisas não acontecem, fica tudo na falação.

Quando acompanhei as escolas de Ariquemes, o que encontrei foram ótimos professores/pessoas, dirigindo as escolas, e em algumas situações até doentes, por não entenderem a razão da qualidade no ensino não aparecer, muito embora o esforço seja grande.   Chega a ser desumano em alguns casos, colocar os professores/pedagogos para gerenciar as escolas, e exigir deles o resultado positivo, pois foram preparados para o ensino e não para a administração.

Creio que a formação específica em gestão, da equipe de Diretores, vai necessariamente impulsionar o órgão geral de gestão a ser eficiente também, e é nesse momento que pontualmente a equipe da Seduc deve também se reciclada.

No contrário, todo o esforço que sair da Seduc para a Escola, vai produzir resultado ínfimo em relação ao ensino, conforme tem acontecido, por que quem está lá na escola, na hora de  colocar em prática a idéia/projeto, não consegue fazer a equipe fazer, ela não entrar em ação, e por fim, tudo se perde, não importa o quanto tenha custado.

Encerrando, a qualidade no ensino não aparece porque as escolas são mal administradas, como acontece com qualquer instituição ou  empreedimento, que coloca a sua frente um profissional que não tem qualificação para tanto.

Existem outros males que afetam as escolas, mas a base da solução está na gestão.

No mais, pensei que vc tivesse mudado de ponto de vista, e não tivesse a educação como prioridade, pois não tenho conhecimento de que aquela experiência em Ariquemes tenha sido ventilada como fonte de inspiração ou base de pesquisa.

Foi uma experiência produtiva, e pode ser de valia para a Educação de Rondônia.Só acrescento ao discurso que, àquele que ocupar o cargo de diretor de escola, ou outro cargo qualquer de liderança, deve-se levar em conta, além da formação, o perfil do profissional para ocupar o respectivo cargo. Esse é o segredo do sucesso em qualquer organização, inclusive naqueles de interesse publico.

 Respiro aliviado, pois vc ainda tem na educação uma prioridade.

Abraços. EDIR SENNA”

 

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