Em boas práticas na gestão municipal, o MDB fez escola no Brasil

Em boas práticas na gestão municipal, o MDB fez escola no Brasil

Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal

A atual fase de revigoramento partidário, sinto-me à vontade. Participei terça-feira (30) em Brasília da solenidade do Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal – Maguito Vilela, organizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG).

O evento veio ao encontro das minhas realizações quando prefeito e da sequência de apoio aos prefeitos de Rondônia, desde a minha passagem pela Câmara dos Deputados e agora no Senado Federal.

O Prêmio instituído pela Fundação do MDB joga luzes sobre a criatividade, a inovação e a maneira de formar uma geração de novos líderes preparados.

Desde as eleições de 2020 temos 260 prefeitos pertencentes à sigla.

Esses novos líderes poderão mirar lá para trás as gestões de ex-prefeitos que fizeram história: Iris Rezende em Goiânia, José Richa em Londrina, entre outros, atendendo às reivindicações populares e trazendo a modernidade.

Maguito, eleito, certamente seria também um exemplo em Goiânia, mas a covid-19 o levou. Minhas honras póstumas a ele.

Também é bom observar a atuação de nossos administradores em cidades médias.

Este ano tivemos mais de mil inscritos na escola de líderes, estimando-se que no próximo ano tenhamos cinco mil deles representando todas as regiões brasileiras.

Nesta mesma abençoada semana eu me reuni com a bancada de Rondônia em busca da definição de emendas coletivas. Esse trabalho abre-me o leque do comprometimento com nossos eleitores.

A política hoje se faz com diálogo, sobretudo, aproximando Rondônia do Governo Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer assim, eu também.

Havíamos decidido as emendas individuais, agora cada um escolheu onde alocar os recursos das emendas de bancada. Ficou bem pulverizada a área de saúde, agricultura, máquinas agrícolas e a pavimentação asfáltica dos municípios.

De minha parte, todos sabem, indiquei recursos para o Instituto Federal de Educação (Ifro) e para a Universidade Federal (Unir). Na área de esporte também ficou muito bom.

 

TERRAS E PAZ

Todos se lembram, algum tempo atrás elaborei o projeto que resultou na Lei nº 2757/2022, aprovada esta semana pelo Senado. Ela nos faz subir mais degraus na regularização de terras em Rondônia.

Aproximadamente 50 mil propriedades terão sua situação legalizada – quem sabe, um recorde até aqui, comparando-se a dados da história fundiária entre os anos 1970 e 1980.

Essa Lei proporciona crédito, assistência técnica e venda da produção, significando o aumento da renda familiar e, o mais importante, o fim dos conflitos e a chegada do desenvolvimento para todos.

CENSIPAM

 Esteve comigo no gabinete a doutora Andrea Bertolini, pesquisadora da Embrapa e atualmente trabalha no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Ela trouxe-me novas propostas para o futuro dessa instituição, cujo caminho será também ingressar no universo das pesquisas científicas. Apoiarei.

MINERAÇÃO

Recebi no gabinete  o ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, Raul Jungmann. Ele atualmente é presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), veio discutir sobre o projeto de Licenciamento ambiental .

PIMENTEIRAS DO OESTE

Saúdo a população de Pimenteiras do Oeste, no sul de Rondônia. Parabéns pelos 28 anos de emancipação política e administrativa!

Pimenteiras foi elevada à categoria de distrito do Município de Cerejeiras no dia 10 de agosto de 1983, pelo Decreto nº 1.396, reafirmado pela Lei nº 005, de 21 de novembro do mesmo ano. No Governo Valdir Raupp de Matos.

Tem história anterior a suas atuais conquistas. No passado, escravos fugidos de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) ali se refugiaram.

ROLIM DE MOURA

Recebi em meu gabinete, o presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Cidnei da 200. Ele veio agradecer o apoio que tenho direcionado ao município e converso a respeito de investimentos de infraestrutura para a região da Zona da Mata.

 

CONFÚCIO MOURA

Senador pelo MDB-RO

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.