A Educação salva. E a luta pela educação integral no Brasil vem de longe, há mais de oitenta anos. O educador Anísio Teixeira foi o primeiro a falar e praticar este modelo, na Bahia. Ele criou a chamada Escola Classe. Segundo ele, a educação integral, além de oferecer uma ensino de melhor qualidade, ainda promove a igualdade social. Implantei modelo semelhante em Ariquemes, quando fui prefeito deste município. Chamava-se, à época, Projeto Burareiro. Agora, no Governo de Rondônia, batizamos nosso programa de educação integral de Projeto Guaporé.
Nosso Governo já implementou 20 escolas de educação integral no estado, as quais estamos ajustamos gradualmente. Teremos muitas outras, onde antes não havia nenhuma. Nelas buscamos incutir o ideal de igualdade, que deve ser iniciado na escola. Os alunos usam os mesmos uniformes, materiais e frequentam os mesmos laboratórios. Educação integral não quer dizer um “crechão” para meninos grandes. Nem quer dizer escola de tempo integral. O certo é dizer Educação Integral, através da qual a escola deve promover a criança, deixá-la aprender integralmente.
Educação e a criança
A cabeça de uma criança é como um armário vazio, com muitas gavetas. Estes espaços devem ser preenchidos gradualmente com uma serie de conhecimentos, hábitos, princípios e valores. E tudo deve iniciar nos primeiros anos da vida. Depois das gavetas cheias é difícil caber mais. Por isso disse no início do artigo que a Educação salva. E as escolas de ensino integral serão uma grande contribuição de nosso Governo para que um número cada vez maior de crianças rondonienses sejam salvas pela Educação.
Vamos em frente!
Leave a Reply