E isto aí

Home / Blog do Confúcio / E isto aí

Alguns dias antes do início da Olimpíadas, escrevi aqui, que elas seriam um sucesso. E que todos nós deveríamos acreditar. Que deveríamos parar de alardear as notícias ruins. E tudo foi muito bonito. A partir da abertura, o brasileiro foi se calando. E foi ficando alegre, vaidoso e entusiasmado. E acabou as Olimpíadas e ficou bem claro, que o nosso país é capaz de fazer bonito. De reagir. E por fim, todos ficamos extremamente alegres.Agora, chegou a hora de acreditar na virada econômica, criar empregos e investir na produção industrial. pastosdegradados

A cada semana sobrevoo o Estado e fica bem claro, que todos deveremos mudar e respeitar as políticas de meio ambiente. As pastagens estão secas. Esturricando. De cima se pode ver igarapés secos, apenas, fiozinhos de água e o gado movimentando inquieto pelos espaços. Muitos criadores abrem buracos nas pastagens, no meio das fazendas, para reter água da chuva e guardar esta água suja, barrenta para o tempo seco. E o gado bebe esta água quente e suja. Pastos imensos sem água, apenas, estas cacimbas. 

Do outro lado os pastos secos, bem secos mesmo. Significa que o solo está cansado e degradado. E nesta marcha, Rondônia migrará da atividade pecuária para a agricultura extensiva, para a soja e o milho. Não é ruim. Mas, esta será a única opção de recuperação do solo, de dar vida ao solo, de dar uma leve mexida no solo, inicialmente, para depois se evoluir para o plantio direto, solo coberto por palhada. Corrigir a acidez com calcário e usar fertilizantes. 

Um outro caminho será a integração LAVOURA, FLORESTA E PECUÁRIA (LFP), de alguns e bem poucos já começaram a fazer. Porque as fileiras de árvores plantadas nas pastagens, ajudam a mexer no solo compactado e água penetrar ali. Fazendo isto, reflorestando onde se pode, gradualmente as nascentes irão voltando e poderemos, com o tempo, recuperar igarapés, ribeirões e os rios. Os nossos rios estão ameaçados.

E o peixe, não tenho dúvida, todos os criadores e o próprio governo, sem medo, abrir espaços maiores para a comercialização. Para que todos aqueles que estão desanimados, possam, de novo se entusiasmarem e criarem ainda mais peixe. O potencial é imenso. Agora, é saber vender porque proteína, o mundo todo precisa e muito. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.