DOMINGUEIRAS

Home / Blog do Confúcio / DOMINGUEIRAS

cidadania e paz

 

1- Desmatamento: Rondônia em outubro, foi campeão ao avesso do Brasil inteiro. Ganhou a medalha vermelha. Como o semáfora da rua. Páre! O homem continua sem consciência. Desmatando em áreas de reservas. Baita crime. Depois não me venha chorar o leite derramado.

2- Cada Prefeito, pode chamar a hora que quiser, a equipe da Secretaria de Saúde do Estado, para treinar e organizar a atenção básica de saúde. Porque o tempo vai passando. O pessoal, em grande parte, acomodando. Perde a sensibilidade e o compromisso. E não se cumpre o dever de casa. Daí pra frente é mandar doente de ambulancia pra frente. Se o municipio cuidar da atenção básica, tem capacidade de atender até 80% das doenças, pertinho de casa.

3- A harmonia entre os poderes é necessária. Nunca vi ninguém ganhar nada com briga entre câmara de vereadores e prefeitura. Ou entre Assembléia e Governador. O povo pena. O Estado perde credibilidade. E tudo vai por água abaixo.

4- de dia corro com meus medos e à noite passeio com meus sonhos (Nicolas Behr)

5- Eu tenho um sonho com data marcada, 4 anos, produzir 250 mil toneladas de peixe em cativeiro. E aí, gente, é correr para a medalha de ouro.

6_ Consul do Peru, agora, você me apertou, esqueci o nome dele, fala bem o portugues, mora no Acre, cabelos longos e barba branca, um cara bacana, quer intercâmbio comercial com seu país, comprar e vender. A mercadoria peruana sai de lá com tarifa zero. A brasileira para sair é cara, cerca de 17%. Assim, não tem comércio. Só terá a mão da vinda e não a da volta. Vou ter que conversar em Brasilia, para arrumar esta situação. Rondônia ganhará e muito.

7- Esta é luz da mente, fria e planetária. As árvores da mente são negras, a luz azul. A lua não tem porta. É uma face em seu pleno direito. Tenho tropeçado no caminho. Nuvens florescem, azuis e misticas sobre a face das estrelas. (Sylvia Plath)

8- Na vida e na política duas palavras não podem ser ditas: NUNCA OU SEMPRE.

9_ A grande virtude da política é o chamado efeito ferradura. Mesmo adversários históricos, um cada ponta da barra de ferro e o outro no extremo oposto. Mas, ao se aquecer a barra pode se juntar as pontas.

10- O que mais quero, e tenho direito, neste segundo mandato é ter paz para governar. Chega de turbilhão como passei nos meus dois primeiros anos deste atual. Trabalhei muito, mas, atormentado por flechadas.

11- Não debocho da situação atual. Porque ela é grave e crítica. Muito difícil ter um governo sem uma crise, seja ela de qualquer forma. Aqui em Rondônia, Jerônimo penou, Raupp também, Bianco, Cassol. No Governo Federal, Washington Luiz, Getúlio Vargas, JK, Jânio Quadros, João Goulart, até os governos militares. Mais tarde Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma. Outros como ACM, Jader, Renan, Alckmin, Azeredo, Sérgio Cabral, Marcondes Perillo. Maioria, superou momentos dificeis e seguiram a vida e o mandato. A crise existe, eu sei, mas, será superada gradativamente. É o que espero e confio.

Confúcio Moura

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.