DOMINGUEIRAS 16 (agosto de 2015)

Home / Blog do Confúcio / DOMINGUEIRAS 16 (agosto de 2015)
  1. Ainda é cedo para se comemorar. Mas, já há prenúncio de redução de desmatamento na Amazônia. Dados do Prodes os Estados que mais frearam a destruição da floresta em relação ao período anterior foram o Maranhão (36%) , Toantins (32%) e Rondônia (27%). Mas, precisamos zerar o desmatamento em Rondônia pra valer.É uma de nossas metas.desmatamento2014
  2. (Dorosnil) O governo aposta no ajuste do modelo de gestão. Mas, o que acontece é a eterna disputa pelos espaços políticos , não com o projeto, mas, com o escambo de quinquilharias políticas. É um problema sério a falta de compromisso, o ato político se desdobra sempre no retorno dos mesmos problemas, por interesses pessoais, desejos e assim persiste o eterno ciclo vicioso da política nacional.politicaeleitoreira
  3. (Mangabeira) a saída para Rondônia é chamar para dentro da produção, colocando o fator produtividade em primeiro lugar, a ciência e a tecnologia a disposição dos pequenos produtores emergentes. Fora disto, não teremos nenhum resultado positivo.
  4. Calcário – como foi bom iniciarmos este projeto no Estado. O Governo se organizou a usina e começou a produzir calcário barato e de boa qualidade. Entrou a iniciativa privada, César Cassol com outra grande usina em Parecis, que é um sucesso e produzindo muito. Assim, espero que breve a produtividade de Rondônia aumente bastante. Isto é uma maravilha.
  5. Parecis – O prefeito Luiz Amaral dispensou dois secretários – agricultura e obras. Ele acumulou uma secretaria e a vice-prefeita a outra. O Governo chegou lá para socorrê-lo. Liberou dinheiro para estradas. Iniciará 5 quilômetros de asfalto e recapeamento de várias ruas. Além de brevemente lançar a obra do hospital municipal. O Governo presente nos municípios em dificuldade.
  6. Esgoto: – Foi um parto difícil poder dar ordem de serviço para o grande projeto de esgoto sanitário na capital. Que de agora em diante, a empresa ganhadora cumpra com a sua obrigação. Trabalhe firme para que Porto Velho possa ter esgoto sanitário em 60% da cidade. Só isto é um diferencial extremamente positivo para a qualidade de vida do povo.
  7. PROINVESTE – é dos nossos empréstimos do BNDES que é gerido pelo Banco do Brasil. Ouvi de vários governadores que a situação é constrangedora. A União através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) está agindo agora, como se o empréstimo tivesse iniciando. Uma vergonha. Enquanto os Estados estão com atraso de pagamento dos seus fornecedores e obras paradas. Empréstimo, que não é presente, do jeito que está é como se fosse, mas  parece presente de  grego. Banco do Brasil, que resolva o seu imbroglio. proinveste
  8. ENCHENTES E ATITUDES – uma coisa eu vou fazer, o projeto de orla de proteção de Porto Velho. Arrumar os terrenos adquiridos, topografar e fazer o plano altimétrico e até mesmo ir além, o projeto urbaniístico, se for o caso em parceria com o município. E depois correr atrás de dinheiro para fazer as obras, que serão demoradas, preincipalmente a orla, coisa para vários governadores.
  9. Instituto Rural Abaitará – muitas obras e muitos sonhos. Mas, espero que no próximo ano tenhamos 300 alunos matriculados no ensino médio. Internados, em tempo integral, para optarem por três cursos técnicos – piscicultura, agroecologia e ambiental. É a escola média voltado para alunos filhos de agricultores. Muitas obras em andamento.
  10. DER  terá foco absoluto – arrumar as rodovias estaduais. Há pressão incrivel dos prefeitos para ajudar na recuperação de ruas das cidades. Mas, primeiro a obrigação (as rodovias) para depois fazer a devoção, as prefeituras. Por favor não insistam. 
  11. Estou me dedicando aos grandes projetos estaduais e buscando apoio das entidades civis organizadas, para que juntos possamos trabalhar o Estado, para produzir mais, gerar mais empregos e correr mais dinheiro na praça. Convido a Emater, Lojas agrocupecuárias, escritórios de projetos, engenheiros em geral e Técnicos Agrícolas para elaborarem projetos econômicos para os pequenos produtores, para que tenhamos dinheiro no Estado. Todo mundo deve ajudar a governar.
  12. O Café clonal científico da Embrapa foi pesquisado para Rondônia. Idaron deve fiscalizar os viveiros para análise da qualidade das mudas. E que todo pequeno produtor plante em sua gleba de 1 a  2 hectares de café, irrigado e adubado. Com isto Rondônia terá um alto grau de produção. E desejo ao final do meu governo atingir 4 milhões de sacas de café.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.