DISTURBAÇÃO: – Quem sabe – ensina

Home / Blog do Confúcio / DISTURBAÇÃO: – Quem sabe – ensina

No curso recente que fiz em São Paulo, o Professor Motoeinstenmura, usou e insistiu várias vezes, que há necessidade de DISTURBAR, que vem de distúrbio. E eu aproveito esta palavra nova, para enxertá-la na nossa vida de cada dia. Disturbar significa quebrar a onda. Fazer algo novo que ainda não foi feito. Fazer a mesma coisa de jeito completamente diferente. Em outras palavras também significa uma inovação por tentativa, pode ser para acertar, pode ser para errar, mas, fazer e insistir nas incertezas e diferenças.

De tudo isto eu puxo agora este conceito de DISTURBAÇÃO, para rimar com a EDUCAÇÃO de jovens e crianças, partindo do princípio que vi quando jovem, na minha cidade no interior do Tocantins. Quem sabe ensina. Mestre Veríssimo, excelente pedreiro, ensinou os mais jovens a sua arte. Liberato (O Bera) exímio alfaiate, da mesma forma, tinha aprendizes com ele. Mestre Exupério Paula de Oliveira, era sapateiro, seleiro e tralhas de montaria, eu mesmo fui discípulo dele. Comecei na arte do couro dentro de um cortume, limpando e raspando couros frescos. Mestre José de Bento deixou maravilhosos discípulos na carpintaria e na música. Meu padrinho Henrique era latoeiro teve vários seguidores. Elizeu Cavalcante era ourives e telegrafista, ensinou muita gente os dois ofícios. Osvaldo Póvoa era auditor fiscal e dava aula de matemática e inglês. Ali, quem sabia ensinava.

Tem muita gente na rua, e ainda mais agora com esta massa de desempregados, basta que o Governo chame esta gente, que  não precisa ser professor, de jeito nenhum, tem engenheiro bom  que pode dar aula, bioquimicos e farmaceuticos, agronônomos, contadores que estão disponíveis para ensinar. No turno e no extraturno . Para que isto aconteça é preciso DISTURBAR a educação, injetar nela um veneninho da DISTURBAÇÃO, para que veja este imenso potencial de mestres, formados ou não que poderão entrar nas escolas e fazer uma enorme revolução. Vamos então, minha gente DISTURBAR  a vida. É o que o Brasil está precisando, de um bom sacolejo. Do jeito que está, ficará tudo do mesmo jeito. Disturbando pode ajudar e muito.Quem sabe, deve ensinar. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.