Brasília — O senador Confúcio Moura (MDB-RO) em audiência nesta quinta-feira (17), reuniu-se com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, para discutir o andamento de obras rodoviárias prioritárias para Rondônia. Entre eles, a ponte binacional em Guajará-Mirim, a travessia urbana de Ariquemes, a regularização do anel viário de Ji-Paraná, a recuperação da ponte sobre o Rio Candeias, entre outros.
A principal demanda debatida foi a travessia urbana de Ariquemes, compromisso do senador junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho. O projeto prevê duplicação, construção de faixas laterais, ciclovia, iluminação e dois viadutos. “Essa obra vai melhorar a trafegabilidade e valorizar a travessia de 10 km dentro de Ariquemes”, ressaltou Confúcio.

Outro ponto de foi a ponte internacional de Guajará-Mirim/Guayará-Meryn, com 1.220 metros de extensão. Segundo Fabrício Galvão, o Ministério dos Transportes e o DNIT estão finalizando os trâmites para a assinatura, ainda neste mês, dar a ordem de serviço para elaboração do projeto básico e executivo. “Essa ponte é uma bandeira histórica. Agora é uma realidade”, afirmou Galvão.
Confúcio Moura cobrou ainda agilidade na regularização da faixa de domínio do anel viário de 13 km, inaugurado em 2018, em seu governo. O senador disse essa obra garantirá segurança jurídica às famílias que ocupam a área. O diretor do DNIT se comprometeu a acelerar o processo.
Também foi discutida a retomada das obras do viaduto que liga a BR-364 à BR-435, paralisadas pela necessidade de remoção de uma torre de energia. “Um acordo com a Energisa permitirá o remanejamento da estrutura e a conclusão do viaduto em breve, solucionando um ponto crítico de acidentes na região”, explicou o diretor do DNIT.

Por fim, foi tratado a situação da ponte sobre o Rio Candeias, em Candeias do Jamari, que está sendo recuperada. O DNIT garantiu que os serviços seguem em ritmo acelerado e que o tráfego será totalmente liberado nos próximos dias. “Essas obras são essenciais para a segurança viária, o desenvolvimento e a integração regional de Rondônia”, enfatizou o senador.
Deixe seu comentário