Confúcio Moura e o secretário de Saúde de Rondônia buscam parcerias e recursos do Ministério da Saúde para ajudar Barco Hospital

Confúcio Moura e o secretário de Saúde de Rondônia buscam parcerias e recursos do Ministério da Saúde para ajudar Barco Hospital

Estabelecer um acordo para que o Governo Federal contribua com o custeio da Unidade de Saúde Fluvial Walter Bártolo (Barco Hospital) foi a pauta da audiência da quarta-feira (12), no Ministério da Saúde (MS), entre o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzhem, o senador Confúcio Moura (MDB) e o secretário estadual de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo.

De acordo com o senador, no ano passado, durante a discussão da Medida Provisória 890, que criou o programa Médicos pelo Brasil, da qual foi relator, foi incluído os Barcos Hospitais da Amazônia para também receber os profissionais de saúde.

“Trouxe o doutor Fernando Máximo para estabelecer uma pactuação de compartilhamento de despesa, de tal forma que o Ministério da Saúde contribua financeiramente com o custeio do Barco Hospital”, explicou o senador, que direciona anualmente emendas para ajudar nas despesas da unidade fluvial que atende a população ribeirinhas do rio Mamoré/Guaporé de oito municípios do estado.

O senador afirmou que houve a sinalização de inserção de médicos por conta do Ministério da Saúde, e também de uma ajuda financeira permanente. “É uma conversa preliminar, de agora para frente temos que trabalhar para que tudo isso aconteça. Eu vou ajudar a intermediar. Visitarei o Ministério da Saúde até que isso aconteça. Não vou dar trégua”, pontou.

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.