Confúcio Moura defende revolução logística para destravar o crescimento do Brasil

Confúcio Moura defende revolução logística para destravar o crescimento do Brasil

Em discurso no Senado nesta segunda-feira (28), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu com firmeza a urgência de um novo modelo de financiamento e investimento na infraestrutura de transportes como caminho essencial para o desenvolvimento econômico do país. Segundo o parlamentar, é hora de o Brasil encarar com seriedade os gargalos logísticos que travam o crescimento nacional.

“Não se trata apenas de construir estradas ou trilhos, mas de garantir um futuro mais competitivo e próspero para o Brasil”, destacou Confúcio.

Ele ressaltou que o avanço da produção agrícola nas últimas décadas exige soluções logísticas mais modernas e eficientes. “Somos um país de dimensões continentais, com enorme produção de grãos, mas enfrentamos sérios entraves na hora de escoar essa riqueza”, alertou.

Dependência das rodovias encarece o país

O senador chamou atenção para o desequilíbrio na matriz de transporte nacional, onde mais de 60% das cargas seguem pelas rodovias — o modal mais caro e desgastante. “Essa concentração encarece o transporte, gera congestionamentos e acelera o desgaste das estradas. Precisamos romper essa dependência”, afirmou.

Ferrovias e hidrovias: o caminho para o futuro

Confúcio defendeu a diversificação dos modais de transporte como estratégia vital para aumentar a eficiência logística. Projetos como a Ferrovia Norte-Sul são considerados positivos, mas ainda insuficientes para a demanda crescente. “É indispensável abrir o setor a novas formas de financiamento, além do Orçamento Geral da União”, argumentou.

Ele também destacou o imenso potencial das hidrovias, especialmente com o crescimento da produção agrícola no Cerrado e sua expansão em direção ao Norte e Nordeste. “O chamado ‘arco norte’ é o novo caminho da produção nacional rumo aos portos, e nossas hidrovias são um ativo logístico estratégico pouco explorado”, pontuou.

Plano estratégico em andamento

Como ex-presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado (2023–2024), Confúcio revelou que o Ministério dos Transportes está elaborando um plano estratégico robusto para reequilibrar os investimentos entre rodovias, ferrovias e hidrovias. “O ministro Renan Filho, com apoio do presidente Lula, está liderando esse esforço para estruturar um sistema verdadeiramente multimodal”, disse.

Confiança e segurança jurídica para atrair investimentos

Encerrando seu discurso, o senador enfatizou que o Brasil precisa urgentemente destravar os investimentos em logística e garantir segurança jurídica para atrair investidores. “Precisamos abrir o mercado à participação privada com regras claras e confiança institucional. Esse é o caminho para uma infraestrutura que acompanhe o ritmo do nosso desenvolvimento”, concluiu.

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