CARA A CARA COM JESUALDO

Home / Blog do Confúcio / CARA A CARA COM JESUALDO

Jesualdo é Prefeito de Ji-Paraná, sabe de berço a arte da conquista. O que ele quer ele consegue. E com seu jeito paulista de ser, bem mais apropriado aos mineiros, de abraço em abraço, de aperto de mão em aperto de mão, ela vai celebrando a cada dia mais uma conquista. Sei lá de suas outras qualidades, que são tantas, mas, esta de definir metas e conseguir resultado – é própria dele. Ele tem uma espigangarda no cérebro,  carregado com bala de anestesia e magia, atira e em quem acerta, pobre coitado, está marcado não para morrer, mas, para ceder, concordar com ele. Eu sempre pensei que Jesualdo tivesse o dom das serpentes, especialmente, das jibóias: a de hiptnotizar suas presas. Eu mesmo sou uma delas, corro na corda como peixe na linha. Ele nem liga. Dá linha, sempe mais linha, e você fica se debatendo e ele, sem pressa vai puxando a vítima para perto, puxa pra dentro do barco, e diz, como sempre diz: e aí – dá ou não dá? E o que é que se pode fazer, dentro do barco, sesgoto.cam.jesualdo.fotobacanaem oxigênio, vendo o mundo se turvar de escuro, a gente dá tudo que tem e se brincar entrega-lhe a alma também. 

Fora disto, dos seus dons divinos de cultua, da arte da conquista, é um homem normal. Anda como homem normal. Fala e sorri como um homem normal. Mas, não tarda, questão de minutos, você está na isca. E aí meu irmão, fisgado pelo queixo, você não tem mais salvação. Ele é um encantador de serpentes. Claro que não corro dele, porque não posso e não tenho forças, por mais que eu queira, eu termino ali perto, encantado e como ele, qualquer cidadão, por mais duro que seja, só tem uma palavra a proferir: O SIM.

Deixando estas brincadeiras de lado, eu sempre digo e penso, Jesualdo está na profissão errada. Creio que ele não foi ainda descoberto pela ONU, para ser um homem da paz no mundo. Eu tenho certeza, que se for designado ele consegue promover a paz  entre Israel e os Palestinos,  coisa que o Lula tentou e muitos diplomatas do mundo e nada. Se ele der uma volta ali pela Líbia e Síria, não tenho dúvida, coitado do Estado Islâmino, entrega as armas pra ele e passa a ser seu seguidor. Jesualdo é o cara. De visita em visita, de viagem em viagem, a cidade de Ji-Paraná vai melhorando, ficando bonita e cada dia surpreendendo o visitante e o próprio morador. Semana passada, dia 15 assinei com ele e a Prefeita Sônia do Jaru (ele fez uma concessão especial a Sonia), e puxou para sua cidade a bagatela de 180 milhões de reais para esgoto sanitário em cem por cento da cidade.  É assim o homem. Um conselho eu lhe dou: não olhe dentro dos olhos dele, converse olhando para os pés, não caia na besteira de encará-lo, porque se o fizer, babau mamãe, já era, você entrega pra ele até as moedas do ônibus. 

Vocês sabem que estou fazendo uma pilhéria com Jesualdo, mas, que bem no fundo é uma parábola bíblica, o homem é um tubarão nas águas do Recife, quando aparece por lá, ninguém se atreve a um mergulho e quando muito se contenta a mirar o oceano e fazer caminhada na Praia da Boa Viagem. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.