O novo Fundeb é uma necessidade para se financiar a educação básica brasileira. O atual Fundeb vence em 31 de dezembro deste ano. Caso não seja aprovado, ficará um vazio. Um vazio existencial no ensino básico. Caracterizado pela falta de dinheiro, falta de dinheiro pra pagar professores, pagar o transporte escolar, a merenda, o livro didático, enfim, todas as atividades da educação. As reformas escolares, as ampliações e as construções.
Artigos
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 02
A calamidade em saúde foi decretada pelo Congresso Nacional em 20 de março de 2020. A Comissão Especial criada por...
Educação e indiferença
O Brasil merece um estudo completo. Sociologia, Filosofia, Pedagogia, Politica, Psicologia do comportamento. Por que a educação do Brasil não melhora? Será que é culpa da classe politica, que não tem interesse no povo esclarecido? Será?
Tantas coisas a fazer
No Brasil tem tantas coisas que teremos que fazer, mesmo se não tivesse pandemia nenhuma. A pandemia veio para meter...
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 01
O nome coronavírus foi midiático. Pela sua forma aumentada milhares de vezes, tal como uma coroa cheia de espinhos, garrinhas...
Cadê o dinheiro que estava aqui?
As micro, pequenas e médias empresas estão no maior sufoco do mundo. A língua de fora porque a loja está fechada. Não entra dinheiro. E as dívidas chegando. Caramba!!!! Só milagre mesmo ou crédito barato e de fácil acesso.
A calamidade em saúde x economia
Fiquei sabendo que é a primeira vez que no Brasil se decreta calamidade em saúde por Decreto Legislativo e se cria uma comissão especial para acompanhamento de todas as medidas relacionadas com o coronavírus.
Governo e educação
Até parece um castigo o efeito sanfona da educação básica brasileira não se aproveitar experiências boas que temos por aqui. Bastaria copiar os bons resultados em municípios e em estados. Irradiar o modelo, ampliar oportunidades.
O índio e o coronavírus
Dia 16 de junho passado o Senado votou, por unanimidade, o Projeto de Lei 1142/2020, que sobe a rampa para apreciação do presidente Bolsonaro. O projeto é bom. Ele abraça solidariamente as comunidades indígenas, quilombolas e povos tradicionais. Este abraço grandioso se expressa com a proteção social e a prevenção da COVID-19 nos territórios indígenas.
Reformas e viradas
Quantas reformas, o Brasil precisa fazer? – Sei não. Uma coisa é certa: – muitas, muitas, muitas. Reforma não significa,...
Tem hora que penso que não sou eu
Quando vim para o Senado, eu tinha comigo uma coisa na cabeça, o de ser perturbador, o de ser um desses caras chatos, que se empertiga a crista por qualquer coisa; o que sai por aí a fazer críticas pelos quatros cantos e semeia irreverência e descortesia.