A palavra "amazônia" tem uma força imensa. Ela por si mesma expressa a pujança ambiental, com floresta, água doce, biodiversidade e tamanho. Dois terços do território brasileiro é "amazônia". Tão rica em si mesma, tão pobre o seu povo. Quando se mede os indicadores sociais e econômicos - dá para se ver o contraste.
Artigos
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 24
O tempo vai passando. E o coronavírus montado em nossa sela. Manobrando o nosso bridão para direita e para esquerda....
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 23
Todo dia sai no noticiário o novo mapa do Brasil. Eu já escrevi o capítulo XV desta série sobre este caleidoscópio. As cores são as mesmas, branco ou cinza claro, azul escuro, amarelo e vermelho. Cada cor com sua dor.
Educação: – Será que posso acreditar?
A vontade que tenho é de parar. Deixar de malhar em ferro frio. Porque, olhando a situação atual e também...
UMA CAMPANHA ELEITORAL – ato de profunda emoção
Estou mostrando para vocês aí, uma foto de campanha de 2014 para Governador do Estado. E não foram diferentes todas as demais campanhas que fiz. Nove.
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 21
A COVID-19 desfila pelo mundo. Parece que está brincando com os homens. Uma hora baixa na Nova Zelândia, quase zera, depois assusta e o país reacende cuidados. E vai se repetindo pelo mundo. Numa gangorra incrível. Parece que ela pede seriedade nas condutas. Enquanto países divergem, a COVID vai perambulando faceira.
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 20
Morreu, infelizmente, nesta data Jeterson Amaral dos Santos, médico ginecologista da cidade de Ariquemes. COVID. Eu que o levei para Rondônia, agora, não me lembro o ano. Ariquemes seguiu o cortejo fúnebre. E o levou ao cemitério.
2020 – Eleições e partidos
Quero ver como ficarão os partidos políticos no Brasil depois destas eleições de 2020. Aqui, dentro do meu coração, tem um...
Ensino médio profissional
Ou muda agora, ou não mudará nunca mais. Porque a pandemia pede urgência. Urgência em quase tudo. Até parece que...
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 19
Neste período de pandemia vieram os neologismos; palavras que não estavam em nossas rotinas, mas que pouco a pouco foram chegando. Eu creio que nunca mais irão sair. Com os ataques na Internet, as discriminações de gênero, raça, opção sexual, e até mesmo com o modo de pensar, veio a chamada "cultura do cancelamento".
Contas públicas
Por exemplo, por que carregar desonerações tributárias, anos a fio, sem saber se estão surtindo o efeito preconizado sobre a...
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 18
O uso da máscara pegou. Ninguém estranha outra pessoa por estar usando máscara. Virou até moda combinar a cor da...