Agenda em Brasília (quinta-feira, 21 de março de 2019)

O vereador Zé Augusto está fazendo uma visita aqui em Brasília. Questões partidárias. Fiquei muito satisfeito com a visita dele no meu gabinete. É um amigo da gente de muitos anos, lá de Buritis. Hoje ele está em Ariquemes como vereador. Tem uma longa experiência política. Temos muita sintonia na questão da melhoria da Educação. Conversamos bastante, passou pela nossa assessoria conversou com vários especialistas nosso aqui do gabinete, fiquei honrado com a visita dele.

 

Participei pela primeira vez do Programa Argumento, na TV SENADO, com a jornalista Renata de Paula. Gostei bastante. Foi um bate papo sobre educação. Ela me deixou à vontade,  fez perguntas sobre o projeto Senado Educador, que propus ao Senado como projeto de resolução, para que os senadores possam visitar escolas, adotar escolas da sua escolha, preferencialmente escolas de periferias. Escolas mais pobres, para que eles possam entender a complexidade da vida de uma escola, para que eles possam também defender no Senado melhoria da qualidade da educação no Brasil, porque sem educação nós não vamos chegar a lugar nenhum. Então estou fazendo essas provocações, através de meus pronunciamentos, através das minhas proposições, nesse sentido.

 

Nessa quinta usei a tribuna para falar sobre a importância dos consórcios regionais de governadores. O pioneiro foi o Consórcio Brasil Central, que tem  produzido grandes e bons resultados, principalmente o compartilhamento de ideias. A divisão de experiências de uma passa para o outro, gratuitamente. Tem muitos projetos na área de turismo, na área das compras governamentais, na área da defesa prisional, na área de segurança pública. Então, os governadores estão procurando resolver os seus problemas uns com os outros, na base do um empresta para o outro o que tem, outro doa o que tem, e isso vai ajudando muito os governos a saírem desse embaraço, dessa crise que prolonga há tantos anos. Dessa falta de crescimento econômico, dessa penúria que vive os governadores brasileiros e os prefeitos. Esse é o objetivo, eu exaltei, parabenizei todos os governadores e as regiões que estão criando os seus consórcios, como um novo instrumento federativo de pressão sobre o Congresso, sobre o Governo central, no sentido de melhorar efetivamente o nosso país.

 

Recebi no gabinete os vereadores Réga e o Mão. O Réga trabalha com crianças na área do esporte há muitos anos. Especificamente com futebol.   A entidade que ele comanda se chama Esperança. Fica na cidade de Espigão do Oeste. Tudo muito bonito, organizado. Tem um centro de treinamento lindo, com vestiários arrumados, alojamentos.  Ele e a família vêm trabalhabdo nesse projeto, a integração dos esporte com a meninada. É um moço extremamente valoroso e trabalha com objetivo social, de integração de jovens em recuperação. Já o vereador

Mão é da área rural de Cacoal. Mora na linha 21 onde tem a base eleitoral, tem uma escola lá, e ele veio atrás de uma quadra esportiva para atender a comunidade escolar da linha 21 do município de Cacoal.

 

O Prefeito de Candeias, Lucivaldo Fabrício, tem 25 dias que tomou posse. Era presidente da Câmara municipal. Veio substituindo o prefeito que está afastado. Ele está aqui correndo desesperadamente em Brasília, pra recuperar umas emendas parlamentares que têm aqui no Programa Calha Norte (Ministério da Defesa), e trouxe engenheiros, trouxe muita gente pra trabalhar essas emendas, pra ver se consegue recuperar antes do dia 30 deste mês. A maioria delas (emendas) será inviabilizada pelo tempo, porque precisa de muitas análises técnicas e não foram suficientemente analisadas. Mas ele tá aqui fazendo a parte dele, cumprindo a sua missão, de um prefeito novo no cargo e cheio de tarefas e problemas pra resolver.

 

Estive com o Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party. O Francesco  trabalha com essa parte de robótica, startups, tecnologia e grandes competições no mundo  inteiro, e nós lançamos uma Campus Party em Rondônia. Foi um sucesso. Eu tinha antes, 2 ou 3 anos no meu governo a Infoparty, que também foi maravilhosa, e a coisa está andando.  Francesco Farruggia tem uns laboratórios, um centro de tecnologia de inclusão que dá para a gente colocar em alguns municípios para efeito de introdução, chamar a meninada pra esse campo da robótica. Para essa turma estudar e trabalhar, e mais tarde esses meninos começarem a ganhar dinheiro. Começarem a trabalhar, junto com o SEBRAE, que posteriormente pode prepara esses meninos dentro de uma linha de empreendedorismo na área digital. E nós estamos agora preparando, está dentro do meu conserto de atribuições, que é a ciência e tecnologia e eu vou ler todo o manual que eu tenho pra verificar se temos condições de adquirir.

 

Fotos: Roque de Sá/Agência Senado e assessoria