Agenda em Brasília (quarta-feira, 23 de outubro de 2019)

Agenda em Brasília (quarta-feira, 23 de outubro de 2019)

Tenho o compromisso firmado em ajudar Alto Alegre dos Parecis. O município tem as melhores terras do Estado e também os maiores conflitos fundiários. Nós resolvemos adotar o município  durante o mandato. E hoje vieram aqui, os queridos vereadores Zezão, Joelson, Cido Moto e o Valceir. Fiquei muito feliz. E o Lula, que é um vereador de lá, líder do assentamento Marimoto, não veio dessa vez, mas pediu apoio. Temos que ajudá-lo, porque ele e mais 260 famílias correm o risco de despejo. Vivem sob ameaça. Estão lá no assentamento há mais de 20 anos, e  precisamos resolver essa situação.

Recebi as visitas do  prefeito de Primavera de Rondônia, Eduardo Betoletti, dos vereadores Professor Fabio Pinheiro, Natan do Ônibus e Genival Goiano . Eles fizeram alguns pedidos, mais na área de infraestrutura. Infelizmente, não pude atendê-los. Mas destinei, na área da educação, emenda de uma quadra poliesportiva para uma escola do município.

No pronunciamento de hoje falei sobre a esperança e o otimismo, sobre a importância do debate e das divergências da oposição para encontrar uma boa resultante. Exaltei o trabalho do senador Paulo Paim, do PT. Ele foi um baluarte extraordinário no equilíbrio dessa justiça, da Proposta de Emenda Constitucional.

Instalamos também a Subcomissão Temporária Brasil Século XXI, para propor políticas de desenvolvimento sustentável. Essa comissão dá um plus no conceito de sustentabilidade e desenvolvimento. O objetivo é desmistificar, com a participação de vários especialistas no assunto de que o meio ambiente preservado é retrocesso, e atraso para o desenvolvimento. Queremos exaltar que a preservação ambiental, do descarte do lixo à proteção das florestas, são ativos financeiros.

Tivemos ainda uma audiência com parlamentares da Amazônia Legal no Palácio do Planalto, com o senador Davi Alcolumbre, presidente interino da República. Conversamos sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal. Uma ampliação, na verdade. Existe uma Medida Provisória em andamento, mas prevê apenas a inclusão dos estados do Amapá e Roraima. O senador Weverton Rocha combinou com o Davi e com o secretário-geral da Presidência, Jorge Antônio, uma emenda para incluir os demais estados dentro da MP da regularização fundiária.

No fim da tarde, a bancada federal se reuniu para fechar as emendas. Cada parlamentar escolhe a destinação dos seus recursos de bancada, para onde acharem mais conveniente. Ficou tudo acertado e bem dividido.

 

E o inspetor Naval, comandante da guarda municipal em nível nacional também esteve no gabinete. Tivemos uma conversa longa. Papo agradável. Ele ficou muito feliz ao nos visitar, porque apoiaremos a guarda de Ariquemes, referência no estado de Rondônia.

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.